Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Piauí - PI 2023 para Professor de Língua Portuguesa

Foram encontradas 5 questões

Q2207465 Português
Leia o excerto a seguir.
“Terceiro maior produtor de alimentos do mundo segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil provê comida para cerca de 800 milhões de pessoas, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tamanha fartura não impede que 125,2 milhões de pessoas, mais da metade da população do país, enfrentem algum nível de insegurança alimentar. A definição inclui não apenas ingerir comida em quantidade insuficiente, mas também de baixa qualidade, de acordo com dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan). Como resolver esse paradoxo? Pesquisas em diferentes campos do conhecimento propõem que a chave está em abordar o problema da fome analisando gargalos em sistemas alimentares, que abarcam a trajetória do cultivo até a mesa do consumidor, além de passar a considerar os impactos da crise climática nesse cenário.”
QUEIROZ, Christina. Ciência propõe olhar abrangente para sanar a fome no Brasil. Pesquisa Fapesp, junho de 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/ciencia-propoe-olhar-ampliado-para-sanara-fome-no-brasil/. Acesso em: 07 jun. 2023.

De acordo com esse excerto:
Alternativas
Q2207469 Português
Leia a tirinha abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta uma informação que NÃO se faz pertinente ao texto.

Imagem associada para resolução da questão

LEITE, Will. Anésia 694, 03 de junho de 2023. Disponível em: http://www.willtirando.com.br/anesia-694/. Acesso em: 05 jun. 2023.
Alternativas
Q2207486 Português

O texto é base para a questão:


Maior incidência de miopia é consequência da exposição contínua a telas na pandemia


    “Com o isolamento social, as crianças ficaram dentro de casa e as atividades se limitaram às telas, como computadores, smartphones e televisores, restringindo o campo visual”, afirma Luciana Emi Sasaki Assae, oftalmologista

    Conforme a médica explica, “apesar de fatores genéticos e hereditários, estudos comprovam que a exposição continuada, sem intervalos, às telas, seja de smartphones ou computadores, aumenta a chance de a criança se tornar míope".

    Na China, um estudo investigou como o isolamento e o maior tempo de exposição a telas impactou nos casos de miopia na população pediátrica. Para isso, uma equipe internacional de pesquisadores analisou dados de 123 mil crianças entre 6 e 13 anos. Após a avaliação, os autores concluíram que "a prevalência de miopia aumentou de 1,4 a 3 vezes em 2020 em comparação com os 5 anos anteriores". "O estado refrativo das crianças mais novas pode ser mais sensível às mudanças ambientais do que as idades mais avançadas, uma vez que as mais novas estão em um período crítico para o desenvolvimento da miopia", acrescentam em artigo publicado na revista científica Jama Ophthalmology.

https://canaltech.com.br/saude/aumento-de-casos-de-miopia-infantil-surge-como-efeito-da-pandemia-de-covid-19-233110/15 de Dezembro de 2022
Assinale a opção que apresenta a característica que não está presente neste texto.
Alternativas
Q2207491 Português

                                                                         

Leia o seguinte texto para responder a questão

                                                                                                                                                                                                                 

Leia as seguintes assertivas:


I – A tirinha contém linguagem verbal e linguagem não verbal;


II – Em todos os quadrinhos, Gaturro utiliza a fala, respondendo ao questionamento, de forma oral.


III – A expressão facial da personagem indica que Gaturro está desanimado para ir à escola.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2207493 Português
O texto a seguir refere-se a questão.

ABRAÇO CAUDALOSO

[...] Palavras, percebemos, são pessoas. [...] Algumas palavras são casadas. A palavra caudaloso, por exemplo, tem união estável com a palavra rio – você dificilmente verá caudaloso andando por aí acompanhada de outra pessoa. O mesmo vale para frondosa, que está sempre com a árvore. [...] Nada é ledo a não ser o engano, assim como nada é crasso a não ser o erro. [...] Algumas palavras dependem de outras, embora não sejam grudadas por um hífen – quando têm hífen elas não são casadas, são siamesas. Casamento acontece quando se está junto por algum mistério.

Alguns dirão que é amor, outros dirão que é afinidade, carência, preguiça e outros sentimentos menos nobres (a palavra engano, por exemplo, só está com ledo por pena – sabe que ledo, essa palavra moribunda, não iria encontrar mais nada a essa altura do campeonato). Esse é o problema do casamento entre as palavras, que por acaso é o mesmo do casamento entre pessoas. Tem sempre uma palavra que ama mais. A palavra árvore anda com várias palavras além de frondosa. O casamento é aberto, mas para um lado só. A palavra rio sai com várias outras palavras na calada da noite: grande, comprido, branco, vermelho – e caudaloso fica lá, sozinho, em casa, esperando o rio chegar, a comida esfriando no prato.

Um dia, caudaloso cansou de ser maltratado e resolveu sair com outras palavras. Esbarrou com o abraço que, por sua vez, estava farto de sair com grande, essa palavra tão gasta. O abraço caudaloso deu tão certo que ficaram perdidamente inseparáveis. Foi em Manoel de Barros. Talvez pra isso sirva a poesia, pra desfazer ledos enganos em prol de encontros mais frondosos. (Gregório Duvivier. Disponível em: https://www.linguaportuguesa.blog.br/abraco-caudaloso. Acesso em 8 mai de 2023.)
Sobre o texto, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: A