Questões de Concurso Público Câmara de Morrinhos - GO 2025 para Assistente Administrativo
Foram encontradas 36 questões


Observe a figura a seguir.

Goiás é o quinto estado onde a pobreza mais cresceu, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgado este mês. O levantamento aponta que de cada 100 goianos, 24 estão na faixa da pobreza. A pandemia de Covid-19 é um dos principais fatores para esse cenário (Publicado em 31 de agosto de 2021).
Disponível em: <https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2021/08/31/goias-e-o5o-estado-com-maior-aumento-na-pobreza-segundo-estudo-da-fgv.ghtml>. Acesso em: 27 dez. 2024.
O cenário econômico do Estado de Goiás superou os índices do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A desigualdade social caiu, a renda média per capita dos goianos foi maior que a dos brasileiros – pela primeira vez na série histórica –, o índice de desemprego foi o menor dos últimos nove anos e o número de pessoas em pobreza e extrema pobreza foi reduzido (Publicado em 22 maio de 2023).
Disponível em: <https://goias.gov.br/governo/renda-media-dos-goianossupera-pela-primeira-vez-a-renda-media-nacional-destaca-caiado/>. Acesso em: 27 dez. 2024.
As notícias permitem concluir que, em relação à desigualdade social em Goiás, nos últimos anos, ocorreu um processo de
Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <https://memorialdaindustriago.com.br/memorial/timeline/aindustrializacao-de-goias-e-seus-primordios>. Acesso em: 27 dez. 2024.
A imagem corresponde ao período do início da
industrialização no estado de Goiás, registrando a
implantação do transporte
O processo de urbanização do território goiano está ligado à volatilidade dos processos de povoamento do território, fato que promoveu uma urbanização inicial imprecisa e pontual, se configurando, desde seus períodos, com a mesma imprecisão da ordem socioeconômica a que estava ligada.
SANTOS, Jéssica Nayara Dias Reis; SILVA, Fernando Carlos Alves da. Análise das fases de urbanização do território goiano: uma resposta à atual configuração urbana de Goiás. Revista OKARA: Geografia em debate, v. 10, n.1, 2016, p. 97.
Os séculos XVIII e XIX são marcados pelos seguintes fatores de produção territorial e urbanização no estado de Goiás:

Disponível em: <https://plantaomorrinhos.com.br/monumento-da-2-guerramundial-passa-despercebido-em-morrinhos/>. Acesso em: 28 dez. 2024.
A fotografia mostra uma placa que fica em uma praça do município de Morrinhos. Trata-se de uma homenagem aos morrinhenses que participaram da Segunda Guerra Mundial e cuja função é