Questões de Concurso Público SES-GO 2019 para Residência Médica - Pré Requisito em Ginecologia e Obstetrícia
Foram encontradas 50 questões
Lactante em puerpério tardio refere dor em fisgada em mamilo direito, que aparece antes, durante e depois das mamadas. Associadas a isto, ocorrem alterações de coloração do mamilo, que inicialmente se torna pálido, seguido de cianose e hiperemia.
Diante do quadro, o diagnóstico é:
Leia o caso clínico a seguir.
Gestante de oito semanas com sangramento transvaginal abundante e dor hipogástrica em região hipogástrica há uma hora. Ao exame, verifica-se colo fechado, grosso e posterior. A ultrassonografia mostrou saco gestacional de 25 mm, com embrião de 10 mm sem batimentos cardíacos.
Nesse caso, o diagnóstico é:
Primigesta, 18 anos, com 35 semanas de gestação, chega ao pronto atendimento com metrossístoles (3/10 min), colo 50% apagado, 2 cm dilatado, bolsa íntegra e feto insinuado com batimentos cardíacos de 140/minuto. Relata que vinha fazendo pré-natal de forma irregular e que não foi colhido nenhum material cervico-vaginal durante a gravidez.
Diante deste quadro, a conduta deverá ser: