Questões de Concurso Público Prefeitura de Barra do Choça - BA 2026 para Agente de Suporte Educacional
Foram encontradas 40 questões
( ) Em “...que inclui uso de inteligência artificial” (1º par.), quanto à Formação de Palavras, o Substantivo em destaque sofreu um tipo de derivação em relação ao verbo primitivo “usar”.
( ) Em “A especialista em Políticas e Indústrias da CNI, Cláudia Perdigão, disse que o brasileiro precisa se capacitar para continuar acompanhando o avanço da tecnologia, como a indústria 4.0, a robotização e a inteligência artificial.” (2º par.), é correto afirmar que, a depender da dupla possibilidade de separação silábica, as duas últimas palavras podem pertencer à mesma regra de acentuação da primeira quanto à tonicidade.
( ) Em “A partir daí, o percentual recua de forma progressiva.” (3º par.), o vocábulo em destaque foi acentuado por se tratar de uma palavra oxítona.
( ) Em “A avaliação da CNI indica necessidade de maior qualificação da população para acompanhar o avanço das tecnologias” (4º par.), a expressão em destaque sofreu o processo de Abreviação vocabular quanto à formação de palavras.
( ) Em “O estudo também menciona análise do Observatório Nacional da Indústria sobre novas ocupações ligadas à IA.” (5º par.), os vocábulos em destaque são palavras derivadas que sofreram o mesmo tipo de processo de formação de palavra.
Considerando-se V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, tem-se pela ordem a seguinte sequência:
I. Uma reescrita correta do Título do texto I, respeitando-se as regras de concordância verbal da Gramática normativa, seria “Menos de duzentos milhões de brasileiros têm domínio de tarefas digitais avançadas”.
II. Em “A especialista em Políticas e Indústrias da CNI, Cláudia Perdigão, disse que o brasileiro precisa se capacitar para continuar acompanhando o avanço da tecnologia” (2º par.), o pronome em destaque possui natureza reflexiva em relação ao Sujeito “o brasileiro”.
III. Uma possibilidade de reescrita gramaticalmente correta do subtítulo no texto I seria: “Diferenças de idade expõem lacunas quanto ao uso das ferramentas digitais”.
IV. Em “A avaliação da CNI indica necessidade de maior qualificação da população para acompanhar o avanço das tecnologias” (4º par.), o termo em destaque é um Complemento Nominal no contexto.
Nota-se como correto, segundo a norma culta, o que foi afirmado somente em:
( ) Em “O novo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 44,5% dos brasileiros apresentam nível médio-alto ou alto nesse tipo de habilidade, que inclui uso de inteligência artificial, planilhas e configuração de sistemas.” (1º par.), observa-se que a oração em destaque se classifica como subordinada adjetiva restritiva, o que justifica o uso da vírgula que a inicia.
( ) Em “Quando consideradas também atividades básicas, o índice de domínio sobe para pouco mais de 54%.” (1º par.), por possuir natureza adverbial de tempo, pode-se dizer que a oração em destaque se encontra deslocada da ordem direta do período composto, o que justifica o emprego obrigatório da vírgula após o vocábulo “básicas”.
( ) Em “A especialista em Políticas e Indústrias da CNI, Cláudia Perdigão, disse que o brasileiro precisa se capacitar para continuar acompanhando o avanço da tecnologia” (2º par.), o termo em destaque se encontra isolado por vírgulas por se tratar de um Aposto explicativo.
( ) Em “Entre os brasileiros com 60 anos ou mais, o índice chega a 9,9%.” (3º par.), a expressão em destaque poderia receber corretamente o sinal de Crase, se a elaboração fosse reescrita da seguinte forma: “Entre os brasileiros com 60 anos ou mais, o índice chega à ser 9,9% graças à Regência do verbo “chega”.
( ) Em “A pesquisa foi realizada pelo instituto Nexus” (6º par.), nota-se a presença de uma elaboração frasal em Voz Passiva cujo Sujeito “A pesquisa” exerce valor paciente no contexto.
Considerando-se V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, tem-se pela ordem a seguinte sequência:
f(x) = 2x2 + 8x - 6
Sabendo que a função representa o comportamento físico do reservatório e que a profundidade deve ser escolhida de modo a maximizar o volume armazenado, determine qual é o volume máximo que esse reservatório pode atingir.
• 40 alunos praticam futsal.
• 28 alunos praticam handebol.
• 15 alunos praticam ambos os esportes.
Quantos alunos praticam pelo menos um dos dois esportes?
I. Barra do Choça está situada no Sudoeste da Bahia, em área de influência regional de Vitória da Conquista.
II. O município apresenta características de planalto, com altitudes elevadas em relação a outras áreas do Estado da Bahia.
III. A condição climática local favoreceu historicamente o desenvolvimento de atividades agrícolas, especialmente a cafeicultura.
IV. Por estar localizado no litoral baiano, Barra do Choça possui economia fortemente ligada à pesca marítima.
V. O território municipal apresenta relação entre sede urbana, zona rural, povoados e áreas produtivas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.