Questões de Concurso Público Prefeitura de São João da Boa Vista - SP 2019 para Monitor Profissionalizante

Foram encontradas 30 questões

Q1078612 Atualidades

"Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 revelaram como serão as medalhas desta edição. Além do design, as premiações das Olímpiadas chamaram a atenção por um outro fator: a sustentabilidade. Isso, porque as medalhas que serão distribuídas ao longo da competição foram criadas a partir de lixo eletrônico reciclado. De abril de 2017 a março de 2019, cidadãos doaram produtos eletrônicos antigos para representantes da organização dos jogos. Ao todo, foram doados aos organizadores 78 toneladas de eletrônicos (...). De acordo com o comitê, sua equipe conseguiu recuperar 32 quilos de ouro, três toneladas e meia de prata e quase duas toneladas e meia de bronze com as doações feitas pelos japoneses. Metais preciosos são usados em componentes de eletrônicos em pequena quantidade.

" Fonte: Época Negócios Online, 24 jul. 2019. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2019/07/estas-sao-medalhas-de-lixoreciclado-que-serao-dadas-nas-olimpiadas-toquio-2020.html>


Qual é o país onde ocorrerão os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020? 

Alternativas
Q1078613 Atualidades

"Neste 29 de julho, o mundo lembra o chamado Dia de Sobrecarga da Terra — a data em que o consumo de recursos do planeta pelos seres humanos ultrapassou a capacidade que a natureza tem de repor esses recursos ao longo do ano. Para marcar o dia, a ONU Meio Ambiente celebra a trajetória da estilista brasileira Magna Coeli, que decidiu repensar a forma de se fazer moda, reaproveitando sobras de tecido e materiais que normalmente seriam descartados."

Fonte: Nações Unidas Brasil, 29 jul. 2019. Disponível em <https://nacoesunidas.org/no-dia-de-sobrecarga-da-terra-onu-celebra-estilistabrasileira-que-transforma-lixo-em-luxo>


Entre os tipos de tecidos compostos por fibras naturais não podemos citar: 

Alternativas
Q1078614 Conhecimentos Gerais
"Sei o que a Constituição brasileira, em uma de suas cláusulas pétreas, impõe a todo governante brasileiro, e em especial ao presidente da República, que, através de seu juramento, proclame diante do povo estrita obediência a sua letra e espírito. Fora deste parâmetro, atenta-se contra a democracia. (...) E a Constituição de 1988 expressa claramente em seu artigo terceiro: “Constituem objetivos fundamentais da República (...) : I- construir uma sociedade livre ,justa e solidária; II-garantir o desenvolvimento nacional; III-erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV-promover o bem de todos,sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação“. 
Fonte: BAHADIAN, Adhemar. "Longe vá, temor servil", Jornal do Brasil, 21 jul. 2019. Disponível em <https://www.jb.com.br/pais/artigo/2019/07/1010516-longe-va--temorservil.html>.
Assinale a alternativa com o nome oficial do Brasil: 
Alternativas
Q1078615 Conhecimentos Gerais
"De um lado, o relógio, o celular, o trânsito; do outro, o tecido, a linha, o nó, as mãos. O silêncio. Há quem diga que trabalhos manuais são afazeres clássicos de pessoas mais velhas. E são, mas não só. A prática, que por anos ficou conhecida como passatempo de idosos, ganhou protagonismo nas mãos de jovens que elevaram o artesanato a outros patamares: o de refúgio contra dias agitados, de escape à pressa, de contemplação ao feito com as próprias mãos. 'A construção de uma peça de artesanato envolve conhecimento, desprendimento, generosidade e cuidado comigo mesma e com os outros', diz Christina Cupertino. Raquel Chamis concorda: 'No fundo, lidar com o que é tátil nos aguça a humanidade: exige colocar as mãos no mundo e não ficar vendo tudo à distância, com um celular no meio'."
Fonte: Adaptado de BELLEY, Mariana. "Costurando momentos: o renascimento do bordado em tempos tecnológicos", UOL, 11 jun. 2019. Disponível em <https://bit.ly/2YEyUF6>
Indique o ponto de bordado que possui a forma de um X: 
Alternativas
Q1078616 Português
Sobre o uso do pronome os, no último quadrinho, é correto afirmar que, por coesão, ele retoma: 


Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: C