Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Amélia - PR 2026 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 27 questões

Q4255843 Fonoaudiologia
A respeito da paralisia facial, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. É comum ocorrer um ressecamento na córnea de pacientes com PF (paralisia facial).
II. Casos de PF passam por avaliação audiométrica e de impedanciometria para verificação da sensibilidade auditiva, bem como da presença ou não do reflexo, mas não é comum dar alteração.
III. A fala é dificultada pela articulação inadequada dos fonemas labiodentais /f/ e /v/ e bilabiais plosivos /p/ e /b/, devido à flacidez musculatura e ao desvio do filtro naso-labial.
IV. Eventualmente, os pacientes apresentam engasgo e dificuldade na deglutição de alimentos de consistência mais sólida, em função da redução salivar associada à PF nos casos mais graves.
V. A PFP (paralisia facial periférica) é sempre unilateral e incompleta. 
Alternativas
Q4255844 Fonoaudiologia
As atividades de consciência fonológica podem envolver as algumas habilidades. De acordo com o exemplo: “CAMA, ao alternar as sílabas resultaria em MACA”. Tal habilidade deve ser trabalhada primeiramente com palavras dissílabas e após trissílabas, então assinale a alternativa que corresponde à habilidade adequada para esse exemplo.  
Alternativas
Q4255845 Fonoaudiologia
A partir dos 7 anos de idade, é possível realizar a bateria completa de avaliação comportamental do processamento auditivo que possibilitará a definição do diagnóstico de transtorno do processamento auditivo, bem como fornecerá indícios do envolvimento de áreas associativas, integrativas e de programação da resposta. Diante do exposto, os resultados da bateria de avaliação comportamental podem indicar integridade da função auditiva central, transtorno do processamento auditivo, quadros comórbidos a outros transtornos de linguagem e aprendizagem, bem como indícios do comprometimento das funções cognitivas de alta ordem cujos pacientes necessitarão de outras avaliações complementares para a confirmação do diagnóstico, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O tronco encefálico como o correlato neurofisiológico do processamento auditivo central atua na discriminação das características acústicas do sinal.
II. O córtex auditivo primário como correlato do processamento fonêmico, é responsável pela discriminação das características fonêmicas do sinal.
III. Área de Wernicke atua na discriminação das características linguísticas do sinal e o giro angular que auxilia na extração do significado do código linguístico como correlato do processamento de linguagem.
IV. O córtex pré-frontal é responsável pelo planejamento e execução da resposta. 
Alternativas
Q4255846 Fonoaudiologia
Sobre o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC), assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q4255847 Fonoaudiologia
A respeito da motricidade orofacial, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q4255849 Fonoaudiologia
Sobre voz profissional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4255850 Fonoaudiologia
Sobre alfabetização e consciência fonológica, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q4255851 Fonoaudiologia
Considerando o espectro autista, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q4255852 Fonoaudiologia
Sobre próteses auditivas, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q4255853 Fonoaudiologia
Em relação ao sistema vestibular, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q4255854 Fonoaudiologia
Sobre neurologia da comunicação, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q4255855 Fonoaudiologia
Na Audiometria Tonal Liminar, a principal razão clínica para iniciar a pesquisa dos limiares em 1 kHz é  
Alternativas
Q4255856 Fonoaudiologia
Com relação ao mascaramento contralateral com ruído branco, assinale a alternativa incorreta.  
Alternativas
Q4255857 Fonoaudiologia
Sobre SRT (Speech Reception Threshold), analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Deve estar geralmente dentro de ±10 dB em relação à média tritonal (500, 1k e 2k Hz).
II. Utiliza palavras monossílabas balanceadas.
III. A instrução ao paciente deve enfatizar que ele repita todas as palavras, mesmo sem certeza. 
Alternativas
Q4255858 Fonoaudiologia
O rebaixamento em “notch” em 4 kHz na Audiometria Tonal é sugestivo principalmente de  
Alternativas
Q4255859 Fonoaudiologia
Sobre via óssea na audiometria, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q4255860 Fonoaudiologia
Na intervenção em Transtorno Fonológico, o método ABAB – Retirada e Alternância tem como meta principal:
Alternativas
Q4255861 Fonoaudiologia
Sobre o Modelo de Oposições Múltiplas, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. É indicado para substituições consistentes de um fonema alvo por muitos outros.
II. Trabalha simultaneamente vários contrastes fonêmicos.
III. Requer obrigatoriamente preparação articulatória prévia fonema a fonema. 
Alternativas
Q4255862 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa incorreta sobre Consciência Fonológica. 
Alternativas
Q4255863 Fonoaudiologia
Na terapia de Apraxia de Fala na Infância (AFI), o modelo DTTC (Dynamic Temporal and Tactile Cueing) caracteriza-se por
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: C
5: A
6: C
7: C
8: C
9: C
10: B
11: B
12: C
13: B
14: D
15: C
16: B
17: C
18: C
19: B
20: C