Questões de Concurso Público Prefeitura de Cornélio Procópio - PR 2021 para Engenheiro Ambiental
Foram encontradas 2 questões
I. O processo que é o motor dos ecossistemas, ou seja, o ponto inicial do fluxo de energia, é a captura da energia utilizável do ambiente abiótico.
II. Organismos capazes de capturar e utilizar a energia do meio abiótico são denominados heterótrofos, e são divididos em organismos quimiossintetizantes e fotossintetizantes.
III. Organismos autótrofos são fotossintetizantes, ou seja, as plantas vasculares dos ecossistemas terrestres.
IV. A diversidade de árvores na floresta, o que pode chegar a muitas centenas de espécies por hectare, é revelada quando árvores individuais começam a florescer, como na Mata Atlântica do Brasil, por exemplo.
I. O ciclo do fósforo é similar ao nitrogênio, estando disponível na atmosfera, sendo fixado por bactérias fixadoras de fósforo altamente eficientes a partir de relações simbióticas com plantas.
II. O nitrogênio é reposto no solo principalmente pela sua fixação, processo no qual o N2 é reduzido a amônio, estando assim disponível para sua incorporação em aminoácidos e outros compostos orgânicos nitrogenados.
III. O intemperismo das rochas e dos minerais fornece os componentes orgânicos aos solos, disponibilizando-os nutrientes às plantas por meio da fixação de nitrogênio.
IV. A perda de nitrogênio do solo por lixiviação pode levar a eutrofização ou acúmulo de altas concentrações de nitrogênio na água, podendo resultar em crescimento maciço de algas e plantas floríferas.