Questões de Concurso Público Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste - PR 2020 para Fisioteraperuta

Foram encontradas 15 questões

Q1294598 Fisioterapia
Muitas são as condições que podem comprometer e limitar os movimentos do indivíduo. O fisioterapeuta, por sua vez, precisa deter o conhecimento a respeito de tais condições para poder dar a melhor assistência possível a seus pacientes. Leia a descrição a seguir e assinale a alternativa que apresenta o nome da alteração descrita. “Estreitamento do canal espinhal central ou do forame intervertebral, em um ou muitos níveis, podendo comprimir nervos e estruturas adjacentes.”
Alternativas
Q1294599 Fisioterapia
A ansiedade dos pais com relação às aquisições dos marcos motores faz com que, muitas vezes, a criança seja conduzida a novas posturas, sem o devido preparo de tônus, alinhamento e reações posturais. Faz parte do trabalho do fisioterapeuta aplicar e orientar condutas motoras que serão elementos de favorecimento da organização e também melhora dos aspectos cognitivo, social e emocional da criança. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma a respeito das condutas que poderão auxiliar na organização de uma criança hipotônica ao nascimento e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Oferecer alinhamento às articulações, respeitando a biomecânica fisiológica encontrada no desenvolvimento infantil, além de manter o alinhamento nas diferentes situações da rotina, estando a criança no berço, no carrinho, no colo, no chão. ( ) Estímulos exteroceptivos acionam os receptores cutâneos e, dessa forma, os estímulos eferentes contribuem com a plasticidade neural, eles poderão ser realizados com toques manuais apenas pelo fisioterapeuta, os estímulos por sua vez, devem ser realizados com a polpa dos dedos em pequenos deslizamentos, tamborilamentos, pressões firmes e vibrações, considerando que essas crianças não apresentam processamento sensorial deficitário. ( ) A cocontração favorece a ativação de músculos agonistas, antagonistas e sinergistas, contribuindo para o controle da postural gravitacional, o que permitirá então a mobilidade, sendo que é importante lembrar que a amplitude articular excessiva é sinônimo de mobilidade corporal, ao contrário, a criança nesta condição buscará instabilidade pela fixação das articulações, o que a tornará mais móvel. ( ) No treino de ortostatismo, atenção especial ao alinhamento do quadril e à articulação dos tornozelos, considerando que a ativação tônica de distal para proximal estará prejudicada, a ocorrência de rotação interna do fêmur e flexão do quadril pode conduzir a alterações como hiperlordose lombar, hipercifose dorsal e retração cervical, além de que os joelhos podem se aproximar, em valgo, e os pés se afastam e desabam, achatando o arco longitudinal. ( ) No lactente, o posicionamento em decúbito lateral favorece maior simetria, permite melhor equilíbrio entre os músculos extensores e flexores, o encontro das mãos na linha média e dentro do campo visual da criança reduz a ação da gravidade sobre a frouxidão capsular e ligamentar e, com membros inferiores mantidos em flexão de quadril, joelhos e pés a 90°, um pequeno apoio (rolo) na face plantar dos pés pode fornecer estímulos continuados aos receptores plantares, incrementando a ativação tônica de distal para proximal.
Alternativas
Q1294600 Fisioterapia
A capacidade de falar e de se comunicar de várias formas são características fundamentais aos seres humanos, sendo que a musculatura esquelética relacionada a esses movimentos é denominada em conjunto como músculos da mastigação, porém também estão envolvidos com a fala. Leia a descrição a seguir e assinale a alternativa que apresenta o nome do músculo descrito. “É considerado o mais forte músculo da mandíbula, sua origem está na maxila e no arco zigomático e sua inserção no ramo e no ângulo da mandíbula, está envolvido na retração e na elevação da mandíbula e, é inervado pelo ramo mandibular (V3) do nervo trigêmeo (V par de nervo craniano).”
Alternativas
Q1294601 Fisioterapia
O tratamento da obstrução brônquica é alvo do trabalho do fisioterapeuta há anos e, para isso, existem diversas manobras e recursos que dependem ou não da participação ativa do paciente na terapia. É indiscutível que a fisioterapia respiratória contribui significativamente para a remoção de secreção, porém as técnicas que envolvem a participação ativa do paciente e permitem alguma independência na sua realização parecem ser mais efetivas no tratamento das doenças crônicas. Sendo que podem ser definidas como técnicas ativas de remoção de secreção as manobras que o paciente realiza de forma voluntária e englobam as técnicas que envolvem alteração voluntária do fluxo respiratório com o objetivo de deslocar e eliminar secreções brônquicas. Portanto, são técnicas ativas de desobstrução brônquica, exceto:
Alternativas
Q1294602 Fisioterapia
A gravidez é caracterizada por importantes trocas no sistema respiratório e de vários outros sistemas de controle fisiológico, no repouso e exercício sendo que a maioria dessas trocas é iniciada e mantida por hormônios gestacionais desde o primeiro trimestre da gestação e é necessária para acomodar as demandas e exigências do feto e, em menor extensão, dos tecidos e órgãos maternos. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho a seguir. “Na gravidez, a hipófise fetal, a hipófise materna, o útero, a placenta e a glândula mamária respondem pela produção de ____________. Importante ____________ ocorre até a 20ª semana de gestação, declinando até o parto, mas elevando-se rapidamente durante a lactação. Além de estimular a produção de leite pela glândula ____________, esse hormônio estimula a produção de ____________ pelo pulmão.”
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: C