Questões de Concurso Público Prefeitura de Luiziana - PR 2020 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 4 questões

Q1791759 Fisioterapia
O termo paralisia cerebral (PC) designa um grupo de distúrbios cerebrais de caráter estacionário que são devidos a alguma lesão ou às anomalias do desenvolvimento ocorridas durante a vida fetal ou durante os primeiros meses de vida. Tais distúrbios se caracterizam pela falta de controle sobre os movimentos, pelas modificações adaptativas do comprimento dos músculos e, em alguns casos, por deformidades ósseas. A PC pode ser classificada de acordo com sinais clínicos. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Forma espástica. 2. Forma atetósica. 3. Forma hipotônica. 4. Forma atáxica. 5. Formas mistas.
( ) Apresenta as características da lesão do primeiro neurônio motor (hiper-reflexia, fraqueza muscular, padrões motores anormais, diminuição da destreza). ( ) Apresenta frequentemente grave depressão da função motora e fraqueza muscular. ( ) Apresenta sinais de comprometimento do sistema extrapiramidal, presença de movimentos involuntários, distonia, ataxia e, em alguns casos, rigidez muscular. ( ) Apresenta sinais de comprometimento do cerebelo, manifestando-se por ataxia. É considerada como raridade na PC, ocorrendo mais frequentemente em consequência de traumatismo craniano e em estados tais como hidrocefalia não tratada ou mal controlada. ( ) Se combinam as características das formas espástica, atetóide e atáxica.
Alternativas
Q1791766 Fisioterapia
De acordo com traumatismos cranianos, para determinar o regime de tratamento médico, é necessário que o médico distinga entre lesão cerebral primária e secundária. Avalie as asserções e a relação proposta entre elas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A lesão primária inclui fraturas de crânio, contusões e lesões difusas da substância cinzenta. II. A lesão secundária inclui edema cerebral, hematoma intracraniano, hipóxia cerebral e isquemia.
Alternativas
Q1791767 Fisioterapia
Gilroy e Meyer descreve tipos diferentes de traumatismos cranianos. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Fraturas de crânio. 2. Lesões cranianas fechadas. 3. Ferimentos penetrantes do crânio e do cérebro. 4. Lesão traumática de vasos sanguíneos extracranianos.
( ) Fraturas lineares ou cominutivas geralmente são provocadas por objetos em baixa velocidade, e as fraturas com depressão geralmente são provocadas por objetos em alta velocidade. A lesão por impacto pode ser direta ou remota. ( ) Objetos metálicos, paus, e armas agudas são capazes de ferimentos pontudos. Os fragmentos ósseos podem penetrar a dura em lesões não causadas por projétil. ( ) Pessoas que sofrem esse tipo de lesão sem uma fratura podem experimentar uma lesão mínima, ou podem experimentar lesão cerebral grave e irreversível. A lesão inclui algumas lesões como contusões, lesões em nervos cranianos, lesão do tronco cerebral, rinorréia traumática do líquido cérebro-espinhal. ( ) Ferimentos com arma de fogo, golpes no pescoço, lesões na face, ou hiperextensão cervical podem lesar a artéria carótida interna.
Alternativas
Q1791768 Fisioterapia
O tipo e a intensidade das deficiências neurológicas e funcionais dependem da localização e da magnitude da falha. A sede mais frequênte da mielomeningocele é a região lombossacra. Com relação à algumas manifestações clínicas que se observam no lactente ou na criança de tenra idade com mielomeningocele lombossacra, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Paralisia flácida. ( ) Hidrocefalia. ( ) Diminuição ou abolição dos reflexos tendíneos. ( ) Incontinência dos esfíncteres de reto e bexiga.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: C