Questões de Concurso Público Prefeitura de Ribeirão Claro - PR 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 5 questões

Q1169530 Psicologia

Baseado nos teóricos da Personalidade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Para Jung, a personalidade só se desenvolve se a pessoa escolher o seu próprio caminho que, para ela, é o melhor dentre todos os outros. Percorrendo o caminho das convenções, deixa de desenvolver a si mesma, seguindo um método coletivo em detrimento da totalidade que lhe é própria.

II. Karen Horney voltou sua atenção para o mundo social e seu impacto sobre o ego ou a formação da identidade. Sua teoria concentra-se na singularidade deum indivíduo e na importância por ele sentida.

III. Alfred Adler demonstrou que importantes estágios de desenvolvimento marcam o curso da vida de um indivíduo por toda vida, cujo processo dá-se de forma contínua, com seus próprios problemas e conflitos.

IV. Bandura atribuiu um papel importante na personalidade chamado auto sistema, sendo este um conjunto de processos cognitivos, por meio do qual uma pessoa percebe, avalia e regula o próprio comportamento, de modo que ele seja apropriado ao meio e eficaz para que ela alcance suas metas.

V. Allport acreditava que a personalidade é determinada biologicamente quando nascemos e moldada de acordo com as experiências do ambiente em que vivemos.

Alternativas
Q1169532 Psicologia
“A personalidade não é o ‘eu’ enquanto diferente dos outros ‘eus’ e refratário à socialização, mas é o indivíduo se submetendo voluntariamente às normas de reciprocidade e de universalidade. Como tal, longe de estar à margem da sociedade, a personalidade constitui o produto mais refinado da socialização. Com efeito, é na medida em que o ‘eu’ renuncia a si mesmo para inserir seu ponto de vista próprio entre os outros e se curvar assim às regras da reciprocidade, que o indivíduo torna-se personalidade [...]” O texto faz parte dos pressupostos de
Alternativas
Q1169534 Psicologia

Fundamentados na Teoria de Lacan, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. A ausência do pai – no psiquismo da criança – comumente devido ao discurso denegridor da mãe, pode propiciar a formação de psicoses e perversões.

II. O estágio do espelho prolonga-se dos 6 aos 18 meses, em três subetapas, sendo que a partir dos seis meses a criança começa a conquistar a totalidade do seu corpo por meio do espelho representado pela mãe.

III. Todo recém-nascido é portador de inatas preconcepções, sendo que a realidade interna, representada pela mãe, vai produzir realizações positivas ou negativas, sendo que ambas são estruturantes, se o forem em quantidade e qualidade adequadas.

IV. O traço funciona como eixo estruturador na obra lacaniana. Há no sujeito um traço, uma marca desencadeadora do seu processo constitutivo. Interessante, no entanto, são as várias referências à marca no texto lacaniano.

V. A “comunicação primitiva”, processa-se por intermédio do conteúdo das maciças cargas de identificações positivas que o bebê emite através das diversas formas da “linguagem do corpo”, à espera delas serem acolhidas por um continente materno.

Alternativas
Q1169550 Psicologia
Com base no livro Teorias da Personalidade (FRIEDMAN & SCHUSTACK), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1169552 Psicologia

Sobre as estruturas da personalidade estabelecidas por Freud, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. O superego é parte do self inteiramente consciente que nos parabeniza quando fazemos o nosso o nosso melhor e nos critica quando ficamos abaixo de nossas expectativas e padrões.

II. Do ponto de vista cognitivo o id é pré-verbal, expressando-se por meio de imagens e símbolos. Ele também é pré-lógico porque não tem noção do tempo, moral, limitação ou da possibilidade de opostos coexistirem. Seria a forma arcaica da cognição.

III. O ego freudiano opera de acordo com o princípio da realidade e é sedimentado pela cognição lógica e sequencial, orientada pela realidade. Possui aspectos tanto conscientes quanto inconscientes.

IV. A fonte da expressão “força do ego” se refere à capacidade de uma pessoa reconhecer e admitir a realidade mesmo quando esta é incrivelmente desagradável, sem precisar recorrer a defesas como a negação.

V. Um dos objetivos do superego é reprimir, por meio de punição ou sentimento de culpa, qualquer impulso contrário às regras e ideais.

Alternativas
Respostas
1: X
2: D
3: B
4: B
5: B