Questões de Concurso Público Prefeitura de Ribeirão Claro - PR 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 20 questões

Q1169526 Psicologia
Sobre a Avaliação Psicológica, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1169527 Psicologia

Sobre o Psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. O psicodiagnóstico possibilita uma avaliação global da personalidade do paciente, determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios, fornecimento de subsídios a demais profissionais, definição do tipo de intervenção, prognóstico da evolução terapêutica e pesquisa psicológica.

II. Os contextos sociocultural e familiar devem ocupar um lugar importante no estudo da personalidade de um indivíduo, já que é de onde ele provém.

III. Esse processo é bi-pessoal (psicólogo e examinando), cujo propósito é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa, ou ainda favorecer a identificação de recursos potenciais e possibilidades do examinando.

IV. Essa investigação se configura como um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, a partir dos quais são propostas soluções.

V. O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.

Alternativas
Q1169530 Psicologia

Baseado nos teóricos da Personalidade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Para Jung, a personalidade só se desenvolve se a pessoa escolher o seu próprio caminho que, para ela, é o melhor dentre todos os outros. Percorrendo o caminho das convenções, deixa de desenvolver a si mesma, seguindo um método coletivo em detrimento da totalidade que lhe é própria.

II. Karen Horney voltou sua atenção para o mundo social e seu impacto sobre o ego ou a formação da identidade. Sua teoria concentra-se na singularidade deum indivíduo e na importância por ele sentida.

III. Alfred Adler demonstrou que importantes estágios de desenvolvimento marcam o curso da vida de um indivíduo por toda vida, cujo processo dá-se de forma contínua, com seus próprios problemas e conflitos.

IV. Bandura atribuiu um papel importante na personalidade chamado auto sistema, sendo este um conjunto de processos cognitivos, por meio do qual uma pessoa percebe, avalia e regula o próprio comportamento, de modo que ele seja apropriado ao meio e eficaz para que ela alcance suas metas.

V. Allport acreditava que a personalidade é determinada biologicamente quando nascemos e moldada de acordo com as experiências do ambiente em que vivemos.

Alternativas
Q1169531 Psicologia

Sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O TEA é um transtorno neurodesenvolvimental, o que significa que os sintomas estão presentes desde os primeiros anos de vida, ou até mesmo nos primeiros meses.

( ) Os principais sintomas do TEA abrangem déficits em domínios comunicativos, de interação social e comportamental.

( ) Tanto o TEA quanto o TDAH geram dificuldades na regulação emocional, habilidades sociais, problemas de atenção e desajustes comportamentais.

( ) Na ordem das alterações comportamentais, os padrões apresentam um espectro amplo de manifestações com variabilidade, tanto na frequência como na severidade, sendo na adolescência o período crítico para seu início e manifestações.

( ) No TEA, a gravidade das alterações comportamentais está fortemente associada ao grau de comprometimento intelectual da pessoa.

Alternativas
Q1169532 Psicologia
“A personalidade não é o ‘eu’ enquanto diferente dos outros ‘eus’ e refratário à socialização, mas é o indivíduo se submetendo voluntariamente às normas de reciprocidade e de universalidade. Como tal, longe de estar à margem da sociedade, a personalidade constitui o produto mais refinado da socialização. Com efeito, é na medida em que o ‘eu’ renuncia a si mesmo para inserir seu ponto de vista próprio entre os outros e se curvar assim às regras da reciprocidade, que o indivíduo torna-se personalidade [...]” O texto faz parte dos pressupostos de
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: X
4: E
5: D