Questões de Concurso Público Prefeitura de Paraíba do Sul - RJ 2019 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 5 questões

Q1633225 Terapia Ocupacional
A reabilitação física de queimados contribui para a promoção da melhora funcional e redução de danos nas áreas de ocupação desses indivíduos. Marque a opção incorreta acerca da atuação Terapêutica Ocupacional junto a um paciente com queimaduras.
Alternativas
Q1633226 Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional destaca-se, na atenção ao idoso, por oferecer um campo de tratamento voltado às questões da sua vida diária, do seu cotidiano e de suas necessidades biopsicossociais. Acerca destes temas, assinale (em verdadeira ou falsa) as proporções abaixo, a respeito da intervenção clínica da Terapia Ocupacional na área da Geriatria e Gerontologia e assinale a opção correta.
1. É competência da Terapia Ocupacional, criar, estimular e desenvolver condição que favoreçam o desencadeamento do processo terapêutico do idoso. Na Terapia Ocupacional este processo dá-se, essencialmente, pela interrelação do paciente com o terapeuta, a atividade e grupo, sendo que, nessa dinâmica, a pessoa do terapeuta assume papel fundamental como um dos elementos facilitadores e integradores do processo; 2. A Terapia Ocupacional utiliza as atividades como elemento centralizador e orientador na construção do processo terapêutico. Elas são avaliadas no contexto de cada caso e com o objetivo de promover o desenvolvimento, tratamento e reabilitação de indivíduos ou grupos que necessitem de cuidados físicos, sensoriais, psicológicos e sociais de modo a ampliar seu desempenho ocupacional e participação social; 3. Em Gerontologia o Terapeuta Ocupacional participa de programas de prevenção de doenças e manutenção da saúde, preparando o idoso para os eventos inerentes ao seu envelhecimento (aposentadoria, menopausa, perdas) incentivando seu convívio social, familiar e sua autonomia; 4. Na atuação com o idoso, o Terapeuta Ocupacional não deve agir como um facilitador que capacita o mesmo a fazer o melhor uso possível das capacidades remanescentes, a tomar suas próprias decisões e lhe assegurar uma conscientização de alternativas realísticas, deve pedir indicação do cuidador para a tomada de decisões; 5. A avaliação do idoso em Terapia Ocupacional é determinada pela estimativa de sua força e debilidade. Para tanto se analisa o que o paciente fazia antes de sua enfermidade e seu estado atual e o impedimento entre ambos. Avalia-se também o estado biológico (força, tônus muscular, amplitude articular), o estado psicológico (memória, estado de ânimo, capacidade de aprendizagem etc.), o estado social (incluindo a capacidade dos que o ajudam: familiares, amigos, voluntários) e o ambiente físico (barreiras arquitetônicas) na perspectiva de segurança do idoso no seu lar.
Após análise dos itens, é correto afirmar que são verdadeiros, apenas:
Alternativas
Q1633227 Terapia Ocupacional
Compete ao Terapeuta Ocupacional utilizar a Tecnologia Assistiva, quando houver necessidade, para identificar os problemas que interferem na independência do indivíduo, determinar os objetivos de tratamento e proporcionar treinamento para aumentar a sua autonomia. Sendo assim com essa afirmação, marque a opção incorreta.
Alternativas
Q1633228 Terapia Ocupacional
Com a implantação da rede de serviços substitutivos, o Terapeuta Ocupacional passa a ter uma prática voltada para atender os pacientes graves fora da internação psiquiátrica. Diferente da ação periférica e desqualificada desenvolvida no hospital, cuja atuação era basicamente ocupá-los para manter a ordem, com pouca interferência na promoção de saúde e na melhora da condição de vida dos mesmos. (Mângia, s/d, apud Terapia, 2004). Diante dessa citação, analise os itens a seguir, com relação a atuação do Terapeuta Ocupacional em saúde mental e assinale a opção correta.
I. O Terapeuta Ocupacional deverá ter o domínio das competências: realizar consulta psiquiátrica, triagem de pacientes em crises de abstinência, entrevista inicial com familiares, anamnese, solicitar e realizar interconsulta e encaminhamento em saúde mental; II. O Terapeuta Ocupacional deverá realizar avaliação ocupacional, dos componentes percepto-cognitivos, psicossociais, psicomotores, psicoafetivos e sensoperceptivos no desempenho ocupacional, avaliar os fatores pessoais e os ambientais que, em conjunto, determinam a situação real da vida (contextos), avaliar as restrições sociais, atitudinais e as do ambiente e realizar avaliação da função cotidiana em saúde mental; III. O Terapeuta Ocupacional deverá realizar, solicitar e interpretar exame psíquico-ocupacional e exames complementares, aplicar testes dos componentes do desempenho ocupacional que sustentam a Saúde Mental, realizar reavaliações, atribuir diagnóstico do desempenho ocupacional e da função cotidiana em saúde mental e realizar diagnóstico diferencial e contextual; IV. O Terapeuta Ocupacional deverá planejar tratamento e intervenção, acolher a pessoa, promover, prevenir e restaurar a saúde mental em qualquer fase do cotidiano da vida, acompanhar e executar etapas do tratamento e alta; redesenhar as atividades em situação real de vida e promover o reequilíbrio dos componentes percepto-cognitivos, psicossociais, psicomotores, psicoafetivos e senso-perceptivos do desempenho ocupacional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1633229 Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional presta assistência aos pacientes geriátricos e os objetivos de tratamento são semelhantes aos de qualquer hospital geral, mas, devido a idades mais altas, existe certas diferenças nesse cuidado hospitalar, devido a maior taxa de doenças incapacitantes ou mudanças de rotina que trazem desconforto e influenciam negativamente a sua recuperação. Sendo assim marque a opção correta com relação ao principal objetivo terapêutico ocupacional.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: D
5: D