Questões de Concurso Público ISGH 2015 para Técnico de Laboratório

Foram encontradas 12 questões

Q625966 Enfermagem

Por mais de um século, a coloração de Gram tem sido utilizada com o objetivo de caracterizar bactérias patogênicas mediante a exposição destas aos agentes químicos capazes de impregnar de modo diferenciado nas paredes celulares com composição diversa. Tal técnica é indispensável aos laboratórios de microbiologia, seja para apontar seja para confirmar o diagnóstico etiológico de doença infecciosa. A respeito do emprego da coloração de Gram na classificação dos microrganismos clinicamente importantes, relacione as bactérias patogênicas ao homem (gênero e espécie), na coluna da esquerda, com sua afinidade e seu arranjo observados na microscopia direta ao Gram de materiais biológicos, na coluna da direita. 

I. Escherichia coli;

II. Staphylococcus aureus;

III. Streptococcus pyogenes;

IV. Bacillus cereus;

V. Mycobacterium leprae.


a. Cocos gram-positivos aos pares e em cadeias;

b. Bacilo gram-negativo;

c. Cocos gram-positivos isolados e aglomerados;

d. Bacilo gram-positivo;

e. Não se cora ao Gram.


Assinale a alternativa que contém a associação correta: 

Alternativas
Q625967 Enfermagem
No que se refere à coleta de sangue com destinação à realização do exame hemograma, é certo afirmar que:
Alternativas
Q625970 Enfermagem
Alguns materiais de laboratório devem ser utilizados para o transporte de materiais clínicos destinados a exames microbiológicos. Ao se considerar a preservação de materiais clínicos coletados, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q625972 Enfermagem
A fase pré-analítica, que compreende o preparo do paciente, a coleta, o transporte e o preparo da amostra biológica, é o momento em que ocorre com maior frequência os erros laboratoriais. Em relação aos procedimentos e aos cuidados que se deve ter durante essa fase, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q625973 Enfermagem
Inúmeros métodos coproparasitológicas são eficazes para a evidência tanto de ovos e larvas de helmintos quanto de cistos e oocistos de protozoários na constatação de parasitos intestinais. Em um laboratório foi realizado um estudo objetivando avaliar a conformidade de resultados encontrados entre a técnica convencional de centrífugo-sedimentação (Ritchie modificada) e um kit comercial para detecção de parasitos intestinais. De 200 amostras analisadas, utilizando-se a técnica de Ritchie modificada, 101 sujeitos apresentaram resultado positivo, sendo 90 com protozoários e 12 com helmintos. Já com o kit comercial, 80 amostras positivaram, sendo 70 com protozoários e 10 com helmintos. Independente da técnica utilizada, as espécies parasitárias encontradas foram: Giardia lamblia, Enterobius vermicularis, Entamoeba coli e Ascaris lumbricoides. Os resultados obtidos indicam que a técnica de Ritchie modificada, ao ser comparada ao kit comercial, apresenta:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: B