Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 10 questões

Q2372196 Terapia Ocupacional
Para Silva & Henrique (2021, p. 27), “a síndrome do imobilismo é conceituada com um descondicionamento ou redução da capacidade funcional de todos os sistemas do organismo, em decorrência de um período prolongado de imobilização no leito”. Portanto, o tempo de repouso prolongado poderá acarretar contraturas e limitações secundárias, dificultando, assim, a mobilidade, o autocuidado, dentre outras. Sobre as orientações do terapeuta ocupacional em relação às adaptações realizadas no quarto das pessoas restritas ao leito, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2372197 Terapia Ocupacional
A análise de atividade é resultante da identificação da história ocupacional do sujeito, do estudo das características de sua demanda, da análise sucinta do material a ser utilizado e de sua aplicabilidade. 
(Pedral & Bastos, 2013, p. 32.)

A aplicação da análise de atividades considera alguns elementos; assinale-os.
Alternativas
Q2372198 Terapia Ocupacional
Segundo Cruz (2012), as bengalas e andadores auxiliam a mobilidade e ajudam as pessoas a otimizar o balance enquanto realizam às suas atividades de vida diária; além disso, ao diminuir a descarga de peso sobre uma perna ou ambas, tais dispositivos podem auxiliar em processos álgicos decorrentes de algumas patologias, compensar as fraquezas musculares e auxiliar no controle motor do membro superior. Sobre o uso da bengala, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2372199 Terapia Ocupacional
Kakisaka (2003) relata que o primeiro momento do paciente amputado no setor de terapia ocupacional é bastante delicado e o processo para a protetização deve ser conduzido com muita delicadeza e respeito. O tratamento terapêutico ocupacional, portanto, inicia-se na fase pré-protética, identificando as condições de colocação imediata ou não da prótese, bem como a forma do coto, as condições da cicatriz, a presença de espícula óssea, ou de neuroma doloroso. No programa terapêutico ocupacional pré-protético, ao identificar a presença do neuroma doloroso, o profissional deverá 
Alternativas
Q2372200 Terapia Ocupacional
Fischer & Kakisaka (2003) relatam que o terapeuta ocupacional, ao lançar mão de estímulos sensoriais, deverá oferecer esses estímulos observando as respostas do paciente, promovendo o surgimento de uma grande variedade de respostas, sendo imperativo que o profissional fique atento para prevenir o excesso de estimulação, o que poderá prejudicar o quadro clínico do paciente. São consideradas respostas mais comuns à estimulação auditiva:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: C