Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Musicoterapeuta

Foram encontradas 3 questões

Q2371256 Terapia Ocupacional
Tendo em vista que a demência é caracterizada por declínio persistente do funcionamento de memória associado ao acometimento de outras funções cognitivas como linguagem, praxias, gnosias e funções executivas que interferem, significativamente, no desempenho funcional do indivíduo, quando comparado ao estado anterior à instalação da doença, analise as afirmativas a seguir.

I. A demência mais frequente é a demência de Alzheimer.

II. As lesões características envolvidas na demência de Alzheimer são decorrentes da hipersecreção da proteína β-amiloide, que causa vacúolos de tamanho crescente que ao se encontrarem determinam a morte dos neurônios que os rodeiam.

III. Para o diagnóstico da demência de Alzheimer é necessário o comprometimento de, pelo menos, uma função cognitiva além da memória. Geralmente, as funções executivas, ou a linguagem, ou as atenções seletiva e dividida, são as mais acometidas após o comprometimento da memória.

IV. A musicoterapia pode atuar como função compensatória no processo de reabilitação. Isso significa dizer que se pode identificar habilidades ou funções preservadas dos musicoterapeutas e, com isso, desenvolver novas habilidades que possam compensar o deficit cognitivo.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2371257 Terapia Ocupacional
O sistema neural humano, originado a partir do ectoderma, é formado por neurônios, células da glia e reduzida quantidade de substâncias intracelulares, atuando diretamente na coordenação funcional dos diferentes órgãos e demais sistemas, armazenando informações, captando sensações e efetuando reações por mecanismos hormonais e motores. Fazem parte do sistema nervoso, EXCETO:
Alternativas
Q2371260 Terapia Ocupacional
Síndrome é um termo utilizado em medicina e psicologia para caracterizar o conjunto de sinais e sintomas que definem uma determinada patologia ou condição. Observe as características a seguir: “é considerada uma doença de ordem neurológica, de caráter progressivo que compromete, em maior proporção, as crianças do sexo feminino. É causada por uma mutação no gene MECP2 e afeta o desenvolvimento cerebral. Os sintomas geralmente aparecem entre 6 e 18 meses de idade, após um período inicial de desenvolvimento normal. Os sintomas incluem perda de habilidades motoras, perda de linguagem, problemas respiratórios, convulsões, problemas de coordenação, comportamento autista e problemas de alimentação. Não tem cura, mas pode ser tratada com terapias comportamentais, fisioterapia, musicoterapia, terapia da fala, medicação e outras terapias para controlar os sintomas”. As informações são características da síndrome de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A