Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Musicoterapeuta

Foram encontradas 4 questões

Q2371253 Terapia Ocupacional
O conceito de música em musicoterapia abrange o inteiro universo “corporal sonoro-musical”, incluindo não apenas os materiais musicais com uma organização formal complexa ou com qualidades estéticas relevantes, mas também eventos acústicos comuns como sonoridades corpóreas, de objetos, do ambiente etc. Em musicoterapia valoriza-se a “Identidade Sonora” (ISO) do paciente, que representa o conjunto de energias, sons, músicas e movimentos que caracterizam o indivíduo, a partir da sua vida intrauterina até o momento atual. De acordo com o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2371254 Terapia Ocupacional
A musicoterapia na saúde mental acolhe as pessoas e seus sofrimentos em diversos ambientes e espaços, desde os equipamentos especializados na área da saúde/saúde mental, como em centros comunitários, em projetos e /ou programas. O sofrimento psíquico grave é multicausal e complexo, entendido a partir da relação com o mundo e se constrói e se expressa nas relações afetivas, sociais e culturais. São considerados momentos de sofrimento que se agravam e que demandam acolhimento e escuta empática de profissionais, EXCETO:
Alternativas
Q2371255 Terapia Ocupacional
Quando um musicoterapeuta realiza uma avaliação, estão intrínsecos aspectos como sua formação, sua fundamentação teórica, sua forma de trabalho, suas possibilidades de transmitir uma informação e sua especialidade como terapeuta. A avaliação em musicoterapia é baseada nas seguintes funções:
Alternativas
Q2371258 Terapia Ocupacional
A Comissão de Prática Clínica da Federação Mundial de Musicoterapia define a musicoterapia como: “a utilização da música e/ou dos elementos musicais pelo musicoterapeuta e pelo cliente ou grupo, em um processo estruturado para facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e a organização (física, emocional, mental, social e cognitiva), para desenvolver potenciais e desenvolver ou recuperar funções do indivíduo de forma que ele possa alcançar melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A música em musicoterapia é abordada de forma diferente dos demais profissionais da música. Nela, a música é mais do que as próprias peças ou sons, pois cada experiência musical envolve uma pessoa, um processo específico e um produto musical de algum tipo, em que, neste último, são exigidos valores estéticos.

II. As preferências, as habilidades e as aquisições musicais do cliente são sempre aceitas sem julgamento, sendo o cliente a principal prioridade da terapia e não a música.

III. Dividindo-se a palavra “musicoterapia” têm-se duas palavras: música e terapia. Sobre terapia, Bruscia diz que “sua definição é um esforço de promover a saúde” e, portanto, o tipo específico de ajuda que o terapeuta profissional oferece ao cliente está intimamente e principalmente relacionado à saúde. Neste sentido, os serviços de um profissional musicoterapeuta não são definidos e delimitados por aqueles aspectos da saúde do cliente/paciente que podem ser trabalhados através da música.

IV. Sobre a musicoterapia na promoção da saúde, podemos afirmar que o trabalho primeiro do musicoterapeuta é dar ao cliente experiências musicais objetivando promover a saúde. Todo trabalho que se relaciona com a saúde, mas não se relaciona com a música, ou que se relaciona com a música, mas não com a saúde, está dentro das fronteiras da musicoterapia.

Está INCORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D