Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Médico Dermatologista

Foram encontradas 5 questões

Q2371091 Medicina
A elucidação dos mecanismos fisiopatológicos, o surgimento de novos tratamentos e a possibilidade de impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes portadores de psoríase justificam as periódicas atualizações científicas sobre o tema. De acordo com o Consenso Brasileiro de Psoríase 2020 e o Algoritmo de Tratamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2371092 Medicina
O comportamento clínico do linfoma cutâneo varia de acordo sua classificação baseada no consenso entre o Grupo de Estudo em Linfoma Cutâneo da Organização Europeia para Pesquisa e Tratamento de Câncer (EORTC) e a Organização Mundial da Saúde (WHO). Considerando a classificação WHO-EORTC para linfomas cutâneos e respectivos comportamentos clínicos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2371093 Medicina
Paciente feminina, 30 anos, apresenta tumor fibroblástico em região trocantérica direita de aspecto ulcerado, sólido e aderido ao tecido subcutâneo. Relata surgimento há 5 anos e crescimento progressivo. Análise histopatológica após biópsia incisional da lesão revela células fusiformes dispostas em rodamoinhos invadindo derme profunda e hipoderme. A imuno-histoquímica revela positividade característica para CD34 e negatividade para XIIIA. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q2371094 Medicina
As doenças primariamente bolhosas são definidas como dermatoses de natureza geralmente autoimune, caracterizadas clinicamente por bolhas ou, menos frequentemente, por vesículas. Sobre as buloses, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2371095 Medicina
Sobre os aspectos diagnósticos em micologia, analise as afirmativas a seguir. 


I. A presença de esporos e hifas de Malassezia furfur na camada córnea da epiderme é responsável pelo aspecto microscópico conhecido como “espaguete com almôndegas” na pitiríase versicolor.

II. Na análise do material ungueal, o índice de positividade no exame direto e cultura é maior quando coletado o debris ungueal no limite entre a parte sã e a parte afetada da unha.

III. A hiperplasia pseudoepiteliomatosa e os abscessos intradérmicos são achados histológicos comuns em lesões de pele e mucosa secundárias à infecção pelo Paracoccidioides brasiliensis.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: A