Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 6 questões

Q2371751 Fonoaudiologia
A apraxia de fala adquirida é definida como um distúrbio da programação motora da fala manifestada primariamente por erros de articulação. Sua etiologia é neurológica e pode ser decorrente de diversos insultos neurológicos como acidente vascular encefálico, traumatismo cranioencefálico, tumores, doenças neurodegenerativas, dentre outros. Sobre a apraxia de fala, analise as afirmativas a seguir.

I. A apraxia de fala costuma acompanhar quadros de afasia, o que dificulta a diferenciação das manifestações fonológicas e das fonéticas.
II. Dentre as características da apraxia de fala, há a repetição de fonemas e de sílabas, a autocorreção e o ensaio articulatório.
III. Manifestações como prolongamento de vogais, aumento da distância interssilábica e distorção fonêmica estão mais diretamente relacionadas à apraxia de fala.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2371752 Fonoaudiologia
A fala é uma habilidade relacionada ao desenvolvimento e maturação de aspectos cognitivos, linguísticos, orgânicos e motores. Dessa forma, para que a fala seja inteligível, é necessário que estejam desenvolvidos tanto o aspecto fonético quanto o aspecto fonológico. Sobre aspectos da fala, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2371756 Fonoaudiologia
A atuação fonoaudiológica considerando os pacientes idosos compreende vários aspectos: transtornos de fala; audição; voz; alterações da memória; e, do processo da alimentação. As alterações do processo da alimentação merecem atenção especial, uma vez que estão diretamente relacionadas com nutrição, hidratação e qualidade de vida de idosos. Sobre as alterações da deglutição na população idosa, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2371758 Fonoaudiologia
A identificação das principais etiologias da deficiência auditiva infantil é importante para a prevenção primária dessa deficiência, por meio de medidas de saúde pública como vacinação e melhora da saúde materno-infantil. Algumas das principais causas da perda auditiva poderiam ser evitadas ou suas sequelas diminuídas, se ocorressem, precocemente, medidas de identificação, diagnóstico e reabilitação. A identificação e a reabilitação precoces da deficiência auditiva são essenciais para o desenvolvimento da fala, da linguagem e outras funções cognitivas durante a idade escolar. Analise as afirmativas a seguir.

I. As etiologias mais recorrentes da perda auditiva foram intituladas em seis grupos principais: adquiridas no período neonatal; infecção neonatal congênita; genéticas sindrômicas e genéticas não sindrômicas; neuropatia auditiva; indeterminada (após exclusão das outras causas de perda auditiva); e, outras anomalias de orelha interna e etiologias centrais. As anomalias de ouvido se consolidam após o nascimento e acometem apenas a orelha interna. Por esse motivo, há maior prevalência de perdas auditivas sensorioneurais.
II. Os principais fatores etiológicos da perda auditiva têm prevalência variável, pois são diretamente influenciados pelo desenvolvimento socioeconômico, etnia e região de um determinado país. Em países desenvolvidos, a maioria dos casos de perda auditiva é de natureza genética, que compreende as formas sindrômicas e as formas não sindrômicas. Os demais casos estão relacionados a doenças infecciosas ou secundárias a eventos neonatais. A realidade é diferente nos países em desenvolvimento, onde, apesar das melhorias no cuidado neonatal e programas de imunização, condições relacionadas ao período neonatal e infecções ainda são causas muito comuns de perda auditiva.

III. Pesquisas mostram a existência de um período crítico nos primeiros anos de vida para a aquisição da linguagem. A ausência de estimulação auditiva adequada na infância, pode impedir o total desenvolvimento e amadurecimento das vias auditivas centrais. A alta prevalência da perda auditiva resulta em um grande impacto sociocultural, uma vez que interfere significativamente nos processos de apropriação da linguagem oral e escrita. A limitação do acesso à oralidade, por si só, requer inúmeras adaptações nas diversas relações sociais e familiares.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2371759 Fonoaudiologia
No Brasil, as lesões encefálicas são frequentemente associadas aos distúrbios da comunicação, principalmente ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumatismo Cranioencefálico (TCE). O transtorno de linguagem mais observado nesses casos é a afasia, que pode comprometer todos os elementos da linguagem e todas as modalidades de comunicação. Existem algumas características observadas nos quadros afásicos; uma delas refere-se à produção de segmentos de fala, em sua maioria ininteligíveis, que o paciente repete sempre que enuncia. Diante de fragmentos de sons ininteligíveis, o interlocutor não é capaz de interpretar essa fala, impedindo, na maioria das vezes, o diálogo. As informações anteriores se referem a: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: C