Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 10 questões

Q2371751 Fonoaudiologia
A apraxia de fala adquirida é definida como um distúrbio da programação motora da fala manifestada primariamente por erros de articulação. Sua etiologia é neurológica e pode ser decorrente de diversos insultos neurológicos como acidente vascular encefálico, traumatismo cranioencefálico, tumores, doenças neurodegenerativas, dentre outros. Sobre a apraxia de fala, analise as afirmativas a seguir.

I. A apraxia de fala costuma acompanhar quadros de afasia, o que dificulta a diferenciação das manifestações fonológicas e das fonéticas.
II. Dentre as características da apraxia de fala, há a repetição de fonemas e de sílabas, a autocorreção e o ensaio articulatório.
III. Manifestações como prolongamento de vogais, aumento da distância interssilábica e distorção fonêmica estão mais diretamente relacionadas à apraxia de fala.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2371752 Fonoaudiologia
A fala é uma habilidade relacionada ao desenvolvimento e maturação de aspectos cognitivos, linguísticos, orgânicos e motores. Dessa forma, para que a fala seja inteligível, é necessário que estejam desenvolvidos tanto o aspecto fonético quanto o aspecto fonológico. Sobre aspectos da fala, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2371753 Fonoaudiologia
Sabe-se que a mastigação é uma das funções do sistema estomatognático, cujos desenvolvimento e aperfeiçoamento dá-se ao longo do crescimento humano. Para que ocorra de forma eficiente, é necessário não apenas integridade dos dentes, mas realização adequada dos movimentos mandibulares, que são controlados pelas articulações temporomandibulares e pelo sistema neuromuscular. Sobre a mastigação, analise as afirmativas, a seguir.

I. O desenvolvimento harmônico das estruturas envolvidas na mastigação depende da associação entre equilíbrio muscular e função. Entretanto, os mecanismos mastigatórios são bastante flexíveis, adaptando-se às compensações oriundas das deficiências, por exemplo.
II. Conexões neurais existem entre os sistemas sensório-motores cervical e facial; porém, por não envolver o sistema trigeminal, não há como afirmar que existem fortes ligações neuromusculoesqueléticas e neurofisiológicas entre as regiões orofacial e cervical.
III. Há estudos que associam a contração do músculo masseter ao aumento da atividade elétrica de músculos, que parecem manter a estabilidade de cabeça e pescoço durante a oclusão – trapézio e esternocleidomastoideo.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2371754 Fonoaudiologia
As fendas glóticas são alterações posturais das pregas vocais, que fazem parte das inadaptações miodinâmicas da laringe, mas que também podem ser resultado de uma lesão orgânica. Caracterizadas por um fechamento glótico imperfeito, as fendas podem variar, quanto ao tamanho e configuração, de acordo com a qualidade vocal, frequência e intensidade da emissão. O tipo de fenda ocasionada geralmente pela contração excessiva da musculatura intrínseca da laringe denomina-se: 
Alternativas
Q2371755 Fonoaudiologia
Em 2010, a Lei Federal nº 12.303 tornou obrigatória a realização da Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU), por meio do exame de emissões otoacústicas, em todas as crianças nascidas em maternidades e hospitais, possibilitando a integralidade da assistência à saúde auditiva na infância, seguindo a tendência do que já estava acontecendo em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Inglaterra. Sobre a TANU, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Tem como objetivo ser uma estratégia precursora no processo de avaliação da audição infantil, permitindo a detecção precoce de possíveis alterações auditivas apenas em neonatos que possuem indicadores de risco para deficiência auditiva.

( ) No que tange à realização da TANU, a utilização de metodologias objetivas, como as emissões otoacústicas e o potencial evocado auditivo de troncoencefálico automáticos, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, permite que se realize a avaliação inicial de forma segura e confiável.

( ) As Emissões Otoacústicas (EOA) são um método objetivo, fácil, rápido e não-invasivo, utilizado para monitorar a função da cóclea e apresenta maior sensibilidade para detectar lesão das células ciliadas internas. As EOA asseguram um diferencial no diagnóstico por se tratar de um teste prático que avalia a função coclear de forma segura e sensível aos estágios iniciais de alterações na função coclear e, para qualquer diagnóstico precoce, as emissões são registradas com limiar normal ou perda auditiva inferior a 60 dB.

( ) Recém-nascidos com fatores de risco para deficiência auditiva, independente de serem a termo ou pré-termo, têm maiores possibilidades de terem deficiência auditiva sensorioneural. Há relação entre a presença de emissões otoacústicas e idade gestacional para ambas as orelhas, ou seja, quanto menor a idade gestacional maior a chance de ter emissões otoacústicas transientes ausentes.

A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: C