Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Fiscal Sanitário

Foram encontradas 3 questões

Q2371521 Saúde Pública
Na saúde são coletados dados referentes ao número de casos de uma doença ou o número de óbitos na população, que precisam ser avaliados. São números absolutos na área da saúde, como o total de casos de doenças, de pessoas infectadas com um vírus, ou de mortes que não nos dão informações suficientes sobre a situação de saúde de uma população. É preciso transformar esses números em indicadores de saúde. Esses indicadores fornecem subsídios para os formuladores de políticas públicas na área da saúde. Em Pitangueiras, foram registrados 450 nascimentos no ano de 2022. No mesmo ano, foram registrados óbitos de 9 crianças com menos de um ano de idade. Qual a taxa de mortalidade infantil nessa cidade, em 2022?
Alternativas
Q2371524 Saúde Pública
Foi observado por Hipócrates que, a enfermidade pode estar relacionada ao ambiente. Em 1662, John Graunt, introduziu os métodos quantitativos no estudo dos problemas de saúde nas populações. Em meados do século XX, com a mudança do perfil epidemiológico de grande parte das populações, os estudos epidemiológicos passaram a enfocar outros tipos de doenças, agravos e eventos, como as doenças não infecciosas, os agravos e lesões resultantes de causas externas, os desvios nutricionais e fatores de risco para ocorrência de doenças ou mortes. Salienta-se que, a Epidemiologia dentro do contexto acadêmico é relativamente nova. Para o desencadeamento do processo epidêmico, é necessária uma associação entre fatores do agente, do hospedeiro e do ambiente. Desta forma, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2371525 Saúde Pública
Relacione adequadamente os conceitos com suas respectivas características.
1. Portador convalescente. 2. Vetor biológico. 3. Hospedeiro intercalado. 4. Reservatório. 5. Portador são.

( ) É aquele em que é necessária a multiplicação ou o desenvolvimento do agente etiológico para que possa transmitir a enfermidade. Este encarrega-se de retirar o agente da fonte de infecção, oferece-lhe proteção e geralmente o conduz a outro hospedeiro.
( ) É aquele que não apresenta os sintomas da enfermidade em nenhum momento do processo infeccioso, devido a resistência natural ou imunidade adquirida. O portador são apresenta grande importância do ponto de vista epidemiológico, pois, além de dificultar o diagnóstico, circula livremente entre a população. Ex.: macho bovino com tricomonose.

( ) É um invertebrado que não participa ativamente na transmissão, mas que pode ser indispensável para o ciclo evolutivo do agente ou pode desempenhar importante papel na sua proteção durante a permanência no meio exterior. Ex.: caracóis Lymnaea no caso da fasciolose.
( ) É aquele que já não apresenta os sintomas da doença, por ter havido cura clínica, mas continua eliminando o agente etiológico. São exemplos os casos da leptospirose, da febre aftosa.
( ) É um hospedeiro vertebrado, de espécie diferente da considerada, no qual o agente etiológico se instala, multiplica-se e é eliminado para o ambiente. Ex.: Tatu em relação ao Trypanosoma cruzi, a capivara em relação ao T. equinum.

A sequência está correta em 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C