Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Cirurgião Dentista ESF

Foram encontradas 3 questões

Q2371701 Odontologia
A candidíase é considerada a infecção fúngica oral mais comum nos seres humanos e apresenta uma diversidade de manifestações clínicas, às vezes dificultando o diagnóstico. O estado imune do hospedeiro, o ambiente da mucosa oral e a cepa da Candida albicans podem determinar o aparecimento clínico da infecção. Sobre os padrões clínicos da candidíase em mucosa oral, analise as afirmativas a seguir.

I. A candidíase pseudomembranosa pode estar associada a pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana.
II. Acredita-se que a Candida albicans na forma de hifa seja relativamente inócua, mas na forma de levedura geralmente está associada à invasão do tecido e aparecimento das formas clínicas.
III. A candidíase hiperplásica crônica se caracteriza por uma aparência despapilada e avermelhada da mucosa oral.
IV. A candidíase eritematosa pode se apresentar de forma sintomática (sensação de queimação) ou assintomática.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2371708 Odontologia
O Diabetes Mellitus (DM) é uma desordem metabólica dos carboidratos, lipídeos e proteínas, causada pela ausência de produção ou ação da insulina, resultando em altos índices de morbidade e mortalidade. O cirurgião-dentista possui um papel importante no diagnóstico e manejo dos pacientes com DM. Sobre pacientes com DM, analise as afirmativas a seguir.

I. O DM do tipo 1 conta com forte componente genético; já o DM tipo 2 não tem relação genética.
II. A doença periodontal possui alta incidência no paciente com DM e está relacionada à imunodeficiência e quadros de hiperglicemia.
III. O teste de hemoglobina glicada é o teste de eleição para o monitoramento do DM.
IV. A realização de dois testes laboratoriais de glicemia após jejum de 8 horas, que apresenta níveis de glicose maiores que 90 mg/dL, caracteriza o paciente com DM.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2371710 Odontologia
Nos casos de doença periodontal infecciosa, a radiografia periapical é um método indireto fundamental para avaliar a quantidade de perda óssea, estimar a gravidade, determinar o prognóstico e avaliar o resultado do tratamento. Em relação ao que se deve considerar durante a análise radiográfica dos casos de periodontite, é possível afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B