Questões de Concurso Público Prefeitura de Miracema - RJ 2024 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 4 questões

Q2368666 Fonoaudiologia
A consciência fonológica é a habilidade que consiste em reconhecer segmentos fonológicos nas palavras e a capacidade de manipulá-los. Devido à sua importância, esta habilidade tem sido monitorada para entender como ela se desenvolve em crianças com desenvolvimento típico ou atípico. Sobre a consciência fonológica, analise as afirmativas a seguir.

I. Estudos constataram que o desempenho das crianças em consciência fonológica aumenta conforme a escolaridade e que as tarefas fonêmicas são adquiridas posteriormente às silábicas.

II. Há evidências que deficits da consciência fonológica, consciência sintática, atenção seletiva e memória de trabalho não estão relacionados às dificuldades de aprendizagem, uma vez que não interferem nas etapas de aquisição da linguagem escrita.

III. Apesar de muitos autores afirmarem a importância da consciência fonológica e relacionarem esta tarefa com habilidades de decodificação e compreensão de leitura, ela não pode ser considerada um fator determinante na descoberta do princípio alfabético, uma vez que não é suficiente para a aquisição de leitura e escrita.

IV. Embora um deficit na consciência fonológica represente um importante fator cognitivo subjacente a um transtorno específico da aprendizagem ou a dificuldade de leitura, escrita e matemática, este deficit não é suficiente para explicar tal condição. Assim, as dificuldades relacionadas ao desempenho acadêmico devem ser investigadas com minúcia e profundidade, considerando que muitos fatores podem estar envolvidos e merecem atenção durante a avaliação e diagnóstico.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2368669 Fonoaudiologia
A aquisição fonológica é caracterizada pela produção de processos fonológicos considerados como simplificações realizadas pela criança, visando facilitar os aspectos complexos da fala dos adultos. À medida que a criança desenvolve a linguagem, esses processos devem ser superados, permitindo a adequação para o padrão adulto. O desvio fonológico é caracterizado por alterações que ocorrem na fala da criança, quando há produção inadequada dos fonemas, bem como o uso inadequado das regras fonológicas da língua. Em relação às caraterísticas dos desvios fonológicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O sistema da criança é menor do que o sistema do adulto; dessa maneira, há perdas de contrastes fonológicos nas produções da criança.

( ) Há tendência de um único som do sistema da criança substituir uma série de sons alvos dos adultos, gerando uma perda múltipla de contrastes fonológicos.

( ) Em geral, não há relação entre as propriedades fonéticas do som alvo adulto e as propriedades fonéticas da realização da criança.

( ) O sistema da criança tende a ser simétrico em relação à ocorrência de potenciais combinações de traços fonéticos.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2368670 Fonoaudiologia
“É uma afasia fluente, caracterizada por deficits na compreensão. O paciente é capaz de realizar bem provas de repetição, ainda que não compreenda o que repete. Podem ocorrer parafasias semânticas, anomias e circunlóquios. Em relação à escrita também é observada alteração; a escrita espontânea pode apresentar paragrafias de todos os tipos e, provavelmente, o paciente terá melhor desempenho no ditado que nas demais provas.” A descrição anterior corresponde à afasia
Alternativas
Q2368671 Fonoaudiologia
As fissuras labiopalatinas representam a anomalia congênita mais frequente na face e são ocasionadas pela incompleta fusão dos processos palatinos ainda na vida intrauterina. Sua prevalência varia de acordo com o país ou região estudada. Sobre as fissuras labiopalatinas, analise as afirmativas a seguir.

I. De acordo com a classificação de Spina, as fissuras transforame incisivo são fissuras palatinas, em geral medianas, que podem situar-se apenas na úvula ou nas demais partes do palato duro e mole. Já as fissuras pós-forame incisivo são as fissuras labiais unilateral, bilateral e mediana.

II. As fissuras labiopalatinas podem ocorrer de forma isolada ou associadas com outras alterações como, por exemplo, quadros sindrômicos. Acarretam uma diversidade de transtornos orgânicos, funcionais e estéticos que interferem intensamente na vida dos indivíduos, assim como convívio social.

III. Quanto à articulação, são observados os distúrbios articulatórios compensatórios, como o golpe de glote e a fricativa faríngea, que são utilizados como estratégias para compensar a falta de pressão intraoral.

IV. Em relação à ressonância, nota-se a hipernasalidade associada ao escape de ar nasal e à fraca pressão intraoral em fonemas oclusivos e fricativos, nos indivíduos com disfunção velofaríngea.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: D