Questões de Concurso Público DPE-PR 2024 para Analista da Defensoria Pública - Psicologia

Foram encontradas 20 questões

Q2353869 Psicologia
A avaliação psicológica é uma prática do psicólogo realizada em inúmeras áreas de atuação, com diferentes métodos, instrumentos e terminologias. A forma como o profissional se coloca diante da complexidade dos fenômenos psicológicos apontados em situações jurídicas requer uma conduta crítica diante sua própria atuação. Portanto, ao realizar uma avaliação, o psicólogo 
Alternativas
Q2353870 Psicologia
Pedro foi levado às pressas por seus pais para o hospital, após o encontrarem caído em seu quarto desacordado, e ao seu lado diversas cartelas vazias de comprimidos. Há alguns meses estava apresentando sintomas depressivos e quando questionado sobre o motivo que o levou a tomar as medicações, afirmou que havia perdido o sentido da vida e não aguentava mais aquele sofrimento. Com base nas características diagnósticas de um transtorno depressivo maior, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sintomas precisam estar presentes por quase todos os dias, exceto na alteração de peso e ideação suicida.
II. Dificilmente a perda de interesse ou dos prazeres em determinadas atividades estará presente nestes casos.
III. A queixa principal apresentada além da hipersonia é a perturbação psicomotora que está presente em alta proporção de casos.
IV. Alguns critérios e sintomas de um episódio depressivo maior podem ser considerados iguais aos de determinadas condições médicas gerais.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2353871 Psicologia
Joana, 29 anos, solteira, filha adotiva em uma prole de seis irmãos, trabalha no setor público e tem uma filha de nove anos. Procura tratamento após um episódio com os familiares, no qual atacou verbalmente e fisicamente sua mãe e irmãos por se sentir ofendida devido a comentários sobre suas atitudes e comportamentos considerados de risco, como o uso excessivo de bebida alcoólica; maconha; conflitos no trabalho; e, com pessoas em festas. Relata que, após esse episódio, retorna para casa sentindo-se uma pessoa ruim e digna de sofrimento; desamparada; revoltada; com sensação de vazio; juntamente a uma ideia constante de morte. Então, ela pega uma faca e começa a se cortar com o objetivo de se matar, tendo de ser contida pelo namorado. No entanto, Joana começa a ter uma crise nervosa, quebra tudo ao seu redor e começa a gritar, ameaçando se jogar pela janela. Seu namorado aciona a emergência e ela fica internada por dezesseis dias no leito psiquiátrico de um hospital. Sua vida é marcada por períodos de acentuada alternância e flutuação dos estados afetivos, o que leva a grandes alterações emocionais tais como ansiedade; irritabilidade; agressividade; desespero; euforia; comportamentos autolesivos; episódios esporádicos de compulsão sexual; falta de sentido da vida; sentimento de abandono; o que causa prejuízo em todas as esferas de sua vida e, principalmente, grande sofrimento. Considerando o caso hipotético, há indícios de que o histórico desenvolvido por Joana corresponde a um transtorno 
Alternativas
Q2353872 Psicologia
Paulo é um psicólogo com muitos anos de experiência na Defensoria Pública de sua cidade e recebe diariamente casos desafiadores. Um desses casos é de uma jovem, 21 anos, dependente química desde os 14; solteira; desempregada; e, mãe de dois filhos. O uso de substâncias psicoativas trouxe grandes consequências para sua vida como o rompimento do vínculo familiar; a dificuldade em conseguir trabalho; problemas de saúde; e, a perda da guarda de seus filhos. Mesmo com todo esse sofrimento, ela não consegue abandonar o vício, reconhece que precisa se tratar e tentar recuperar a guarda de seus filhos. Os transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas trazem sérios prejuízos para os usuários em todas as esferas da vida. A respeito destes transtornos, analise as afirmativas a seguir.
I. A síndrome de abstinência acontece após a pessoa fazer o uso prolongado da substância e começar a diminuir a concentração destas substâncias no sangue ou tecidos.
II. A fissura acontece no momento em que a pessoa termina de fazer o uso da substância e sinaliza a necessidade de consumir doses maiores para obter o efeito desejado.
III. A tolerância pode ter diversos efeitos sobre o sistema nervoso central; o grau em que ela se desenvolve não apresenta variação entre os indivíduos ou entre as substâncias.
IV. Apenas o álcool, se for consumido em excesso, possui a capacidade de ativar diretamente o sistema de recompensa do cérebro que está implicado no reforço de comportamentos e produção de memórias.
V. Deficiências nos mecanismos cerebrais de inibição podem acarretar nas pessoas um nível mais baixo de autocontrole e trazer uma predisposição para o desenvolvimento de transtornos por uso de substâncias tóxicas e/ou psicoativas.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2353873 Psicologia
Todo o processo de adoecimento implica no aparecimento de numerosos e importantes estressores tanto físicos quanto psicológicos e, muitas vezes, o impacto causado por um tratamento na qualidade de vida da pessoa e de seus familiares é enorme. O fato de adoecer pode ser considerado como uma experiência muito desorganizadora e assustadora e faz o sujeito repensar em diversos aspectos de sua vida. Dessa forma, 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: D