Questões de Concurso Público DPE-PR 2024 para Analista da Defensoria Pública - Engenharia

Foram encontradas 5 questões

Q2355340 Engenharia Civil
Tendo em vista que os benefícios e despesas indiretas, conhecidos como BDI, são taxas que se adicionam ao custo de uma obra para cobrir as despesas indiretas que tem o construtor. Para o equacionamento do BDI, pode-se utilizar várias metodologias que se assemelham em seus conceitos, assim, em relação ao BDI, pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q2355341 Engenharia Civil
Considerando a Lei nº 14.133/2021, que trata de licitações e contratos administrativos, pode-se afirmar sobre as licitações, EXCETO:
Alternativas
Q2355345 Engenharia Civil
O orçamento é considerado uma importante ferramenta de discriminação dos diversos serviços que irão compor a obra, os custos unitários de cada etapa e serviço e seus respectivos quantitativos. O orçamento contém o custo de cada uma das partes da obra, que são levantados a partir dos projetos, que podem ser básicos ou executivos, análises in loco e outras variáveis locais. Existem diversos tipos de orçamentos utilizados na engenharia civil, como os sintéticos e analíticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O orçamento analítico constitui a forma mais pormenorizada e precisa do custo de uma obra, executado a partir do levantamento de quantitativos, das composições de custos unitários e dos preços em pesquisas de mercado ou base de dados, sendo considerados os custos diretos e indiretos.
II. O orçamento sintético apresenta uma baixa precisão, em termos de levantamento de custos, utilizando basicamente anteprojetos e visitas ao local do empreendimento, sem a necessidade de especificações básicas.
III. A estimativa de custos é uma análise expedita, baseada em registros de obras realizadas, anteriormente, para construções com características similares, tem a finalidade de estabelecer, simplesmente, uma ordem de grandeza do custo total da obra.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2355350 Engenharia Civil
A imagem apresenta o resumo dos valores do Custo Unitário Básico (CUB/m²). Desoneradosretirados do Sinduscon Parana Oeste no mês de setembro de 2023:

Imagem associada para resolução da questão


A respeito ao tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) O CUB desonerado apresentado pode ser usado somente por empresas, cuja atividade principal esteja enquadrada nos diferentes setores da construção civil como, por exemplo a construção de edifícios, obras de infraestrutura, obras de acabamento, serviços especializados em construção, demolição, incorporação de empreendimentos imobiliários, serviços de arquitetura e urbanismo, dentre outros.
( ) A metodologia de cálculo do CUB/m² desonerado é a mesma do CUB/m²; porém, a diferença entre eles diz respeito apenas ao percentual de encargos sociais incidentes sobre a mão de obra. O cálculo do CUB/m² desonerado não considera a incidência dos 15% referentes à previdência social, assim como as suas reincidências.
( ) Levando em consideração o CUB apresentado, uma residência unifamiliar de baixo padrão com 1 pavimento de 50m² custará mais de R$ 110.000,00, sem contar com alguns serviços como, por exemplo, as fundações da edificação, que não são incluídos no preço por metro quadrado desta importante ferramenta de estimativa de custos.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2355357 Engenharia Civil
Para responder a questão, utilize as informações da tabela, na qual consta a composição analítica de um serviço retirado da tabela SINAPI em setembro de 2023, no estado do Paraná.




Sobre os códigos que dispõem o SINAPI nas planilhas de composição, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: D