Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Arquivologia

Foram encontradas 6 questões

Q2086360 Administração Geral
O modelo básico do Balanced Scorecard (BSC) tem por pressuposto uma entidade com fins lucrativos; entretanto para entidades sem fins lucrativos que abrangem o setor público e suas especificidades, Kaplan e Norton (2000)sugerem um modelo de BSC para tais organizações:
Imagem associada para resolução da questão

(Modelo de BSC para organizações públicas e sem fins lucrativos. Kaplan e Norton, 2000. Adaptado.)
Considerando a imagem, analise as afirmativas a seguir.
I. O setor público é direcionado às necessidades da sociedade e à melhoria do bem-estar público e os cidadãos em geral são os verdadeiros clientes das organizações públicas.
II. As perspectivas orçamentário-financeiras e dos clientes/usuários devem ter igual importância e ambas devem estar subordinadas à missão.
III. Os gestores públicos devem se concentrar principalmente na perspectiva orçamentário-financeira como critério para tomada de decisões.
IV. A missão deve representar a função de topo no sistema, estando no mais alto nível do BSC, para que os objetivos de longo prazo sejam compreendidos com nitidez, com a perspectiva do cliente/usuário ocupando a posição de liderança e estruturação da organização.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2086361 Administração Geral
Imagem associada para resolução da questão
Na vigência do Regime Democrático, uma experiência do esforço para implantar uma visão de longo prazo no setor público brasileiro foi o “Projeto Brasil 3 Tempos: 2007, 2015 e 2022”, iniciado em 2004, gerido pelo extinto Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República e operacionalizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). As datas do título do projeto faziam referência aos marcos escalonados de objetivos: o ano de 2007 foi definido por ser o início do próximo governo; a data intermediária (2015) por corresponder ao prazo de implantação das Metas do Milênio estabelecidas pela ONU; e, o ano 2022 foi definido por marcar a comemoração do bicentenário da Independência.
(Disponível em: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/projetos-especias-anteriores/brasil-3-tempos-1.)
As informações apontam que o projeto se trata de “uma experiência do esforço para implantar uma visão de longo prazo no setor público brasileiro”. Nesse sentido, é correto afirmar que está relacionado a: 
Alternativas
Q2086362 Administração Geral
Segundo Rua (2004), os indicadores de gestão são classificados em estratégicos; de processos; e, de projetos. Considerando tal classificação, apresenta corretamente indicadores de processos:
Alternativas
Q2086364 Administração Geral
As quatro funções da administração estão inter-relacionadas; uma delas está relacionada à estrutura de órgãos, divisão interna do trabalho, alocação de recursos, determinação sobre as pessoas que vêm realizar as tarefas e a coordenação de esforços, representando, assim, os meios para que se possa pôr em prática as outras funções administrativas. Ela abrange quatro componentes: tarefas; pessoas; órgãos; e, relações. A função administrativa que corresponde ao conceito apresentado é: 
Alternativas
Q2086366 Administração Geral
O desenho organizacional público, na realidade brasileira, normalmente é com formas bastante complexas e níveis hierárquicos múltiplos. Essa estrutura demonstra um paternalismo que gera um alto controle de movimentação de pessoal e da distribuição de empregos, cargos e comissões dentro da lógica dos interesses políticos dominantes. Outra característica marcante é que são estruturas altamente estáveis, que resistem de forma generalizada a mudanças de procedimentos e implantação de novas tecnologias. A cultura da interferência política e administrativa vigente pode ser caracterizada como predominantemente regida por um governo de poucas pessoas e patrimonialista e, também, burocrática e corporativa. É esta cultura que orienta a prática de gestão das organizações públicas. (PIRES, MACEDO, 2006.)
Considerando as informações apresentadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A cultura de organizações públicas brasileiras leva-as às burocracias públicas tradicionais que se tornaram complexas e com características centralizadoras e estruturas rígidas, além de não serem orientadas para o atendimento das necessidades dos cidadãos, ou para a eficácia e a efetividade.
( ) Os traços da cultura das organizações públicas não influenciam os seus trabalhadores, que tendem a se encontrar sempre em diferentes situações laborais e de organização do trabalho proporcionadas pela burocracia estatal, uma vez que os seus dirigentes são responsáveis perante uma autoridade externa à organização pública, gerando, assim, uma tendência à descentralização das decisões.
( ) São disseminadas no setor público inovações consideradas exitosas no setor empresarial, mas sem que se considerem objetivos e valores predominantes na administração pública nem visem abordar de forma efetiva algumas especificidades como apego às regras e rotinas, supervalorização da hierarquia, paternalismo nas relações, apego ao poder, dentre outras.
( ) A cultura organizacional tende a se perpetuar e só pode ser transformada por meio de um processo de construção coletiva, o que se torna importante na definição dos processos internos, na relação com inovações e mudança, na formação dos valores e crenças organizacionais e políticas de recursos humanos.
A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: C
5: E