Questões de Concurso Público Prefeitura de Orlândia - SP 2023 para Psicopedagogo

Foram encontradas 4 questões

Q2161351 Pedagogia
Piaget, quando descreve a aprendizagem, tem um enfoque diferente do que normalmente se atribui a esta palavra. Ele separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento. Para Piaget, segundo Macedo (1994), “a aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma sistemática ou não. Enquanto que o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo ele o responsável pela formação dos conhecimentos”. Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em quatro estágios, que ele próprio chama de fases de transição. Essas quatro fases são: sensório-motor (0-2 anos); pré-operatório (2-7,8 anos); operatório-concreto (8-11 anos); e, operatório-formal (a partir de 11 anos). Considere o estágio onde a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Apesar de não se limitar mais a uma representação imediata, depende do mundo concreto para abstrair. Desenvolve um importante conceito que é a reversibilidade. De acordo com as informações dadas, trata-se do estágio:
Alternativas
Q2161352 Pedagogia
Emília Ferreiro e Ana Teberosky partiram do pressuposto da teoria piagetiana – de que todo conhecimento possui uma origem – e, pelo método clínico de Piaget, observaram uma centena de crianças e seu funcionamento do sistema de escrita. Elas queriam entender como as crianças se apropriam da cultura escrita, criando a obra intitulada de “Psicogênese da Língua Escrita”, introduzida no Brasil por volta dos anos 1980. O fato de questionarem e considerarem o que as crianças sabem antes da alfabetização modificou toda a forma de pensar da época e ainda hoje tais ideias embasam muitos profissionais. Diversas práticas construtivistas foram lançadas no dia a dia da sala de aula por influência da Psicogênese da Língua Escrita. Nessa obra, as autoras criticam os métodos utilizados para alfabetização e afirmam que há uma “verdadeira escrita inibida pelos métodos tradicionais”, visto que estes utilizam a cópia como ferramenta fundamental. “A verdadeira escrita (...)seria a escrita espontânea: aquela que proporcionaria à criança pensar sobre as regras que constituem o sistema de escrita.”
(PICOLLI; CAMINI, 2013.)
Diante do exposto, analise a imagem a seguir: 
Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: https://www.google.com/search?q=imagens+de+ hipoteses+de+escrita&tbm=isch&ved=2ahUKEwjeyNPS1738AhWOrpUC HaaUBDEQ2cCegQIABAA&oq=IMAGENS+HIPOTESES+&gs_lcp=CgNpbW cQARgAMg.)
Considerando as hipóteses da língua escrita segundo a “Psicogênese da Língua Escrita”de Emília Ferreiro e AnaTeberosky, infere-se que a imagem representa a hipótese:
Alternativas
Q2161357 Pedagogia
Os estudos piagetianos sobre o conhecimento estão alicerçados em bases epistemológicas, mas, diferentemente dos epistemólogos de sua época que se baseavam na razão pura, Piaget se propõe a realizar uma verificação experimental, para a qual utilizou o método clínico com as adaptações que o objeto de estudo requeria.
(VISCA, 1997.)
Piaget criou, então, uma metodologia mais flexível que o teste padronizado, mas, ao mesmo tempo, mais estruturada que a observação pura. A essa metodologia Piaget chamou de método clínico. Sobre o método clinico piagetiano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na entrevista, verifica-se as estruturas do pensamento do sujeito através de seus aspectos verbo-conceituais. Consiste em uma conversa aberta com o sujeito pesquisado, na qual se procuram seguir suas ideias e explicações sobre um determinado tema.
( ) A prova de “conservação de quantidade”, que avalia a percepção da criança frente aos objetos de diferentes cores posicionadas em linhas paralelas, é uma das provas piagetianas que pode ser utilizada no método clinico de Piaget.
( ) São alguns pressupostos da avaliação: a atenção às estruturas da inteligência; o estudo dos aspectos universais das características individuais; e, o entendimento do processo pelo qual as respostas foram geradas; e, ainda, é importante ressaltar que nem todas as respostas devem ser interpretadas e consideradas, pois apenas as respostas corretas são validas, para que tenha o alcance e o objetivo da avaliação proposta.
( ) A observação clínica difere da observação pura ao questionar ou criar algumas situações para estudar as ações dos sujeitos analisados. E, a partir de hipóteses sobre o que está se passando na mente do sujeito, ocorrem as modificações na situação e as ações do sujeito indicam se as hipóteses estão corretas ou não.
A sequência correta está em 
Alternativas
Q2161359 Pedagogia
O texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

De acordo com Weiss & Cruz (s/d apud GLAT, 2007), o sujeito que está em processo de construção de seu conhecimento, seja em situação de aprendizagem formal ou informal, não é determinado somente pelo seu potencial cognitivo. Ele é o resultado da interação entre seu aparelho biológico, suas estruturas psicoafetiva e psicocognitiva, interações com o meio social no qual ele está inserido. Para Piaget, a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito; para Vygotsky a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais. Assim os educadores não devem deixar de perceber o sujeito em relação ao tempo e a cultura.

(SANTOS, 2009.) 
Utilizando-se do método histórico-crítico, Vygotsky empreende um estudo original e profundo do desenvolvimento intelectual do homem, cujos resultados demonstram ser o desenvolvimento das funções psicointelectuais superiores um processo absolutamente único. Assim, do ponto de vista da aprendizagem, a importância dos estudos de Vygotsky é inquestionável, pois ele critica as teorias que separam a aprendizagem do desenvolvimento.
(GIUSTA, 1985.)
Sobre a teoria de Vygotsky, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: D