Questões de Concurso Público Prefeitura de Orlândia - SP 2023 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q2161660 Fisioterapia
A dor é definida como experiência emocional desagradável relacionada a um dano tecidual real ou potencial, sendo dividida nos tipos “nociceptiva” e “neuropática” e um dos recursos aplicáveis para a melhora desta nós temos o TENS – “Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation” que, em tradução livre, corresponde a “Neuroestimulação Elétrica Transcutânea”. O TENS utiliza a estimulação elétrica galvânica, cuja intensidade de estímulos é controlada por um pequeno aparelho, sendo um recurso para o tratamento de dor, singular, pois exerce sua função analgésica, baseada na teoria da comporta de dor, desenvolvida por Welzack e Wall, ativando mecanismos de controle internos do sistema nervoso, quando aplicada sobre a pele, via eletrodos de superfície, não trazendo nenhum efeito colateral nem dependência física aos pacientes. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. O TENS de alta frequência e baixa duração de pulso é conhecida como TENS convencional e promove um tipo de estimulação tátil capaz de ativar as fibras de grosso calibre e diminuir a sensação dolorosa. Sua ação pode ser explicada pela teoria da comporta da dor e seu efeito analgésico é local, realizando-se no segmento medular correspondente ao dermátomo estimulado.
II. O TENS do tipo convencional é uma estimulação de alta frequência (50 e 150 Hz) e baixa intensidade, que estimula de forma contínua as fibras nervosas de condução lenta. A intensidade não deve provocar contrações musculares, mas apenas percepção parestésica não-desagradável, ajustada de acordo com a sensibilidade do indivíduo.
III. Estudos evidenciam que a intensidade entre dez e 30 miliamperes (mÅ) é menos confortável e provoca fasciculações significativas no tempo de pulso, variando de 40 a 75 μs. Neste tipo de estimulação, a analgesia é imediata ou após dez minutos de aplicação, efeito que perdura de 20 a 30 minutos até duas horas, razão pela qual este método é preferencialmente aplicado no tratamento de dores crônicas.
IV. Acredita-se que o TENS promova analgesia predominantemente por meio do mecanismo do portão ou teoria das comportas, proposta por Melzack e Wall, que provoca analgesia mediante a ativação seletiva das fibras táteis de diâmetro largo (A-beta), sem ativar fibras nociceptivas de menor diâmetro (A-delta e C). A atividade gerada nas fibras A-beta inibe a atividade em curso dos neurônios nociceptivos no corno dorsal da medula espinal.
V. Estudos recentes demonstram que a baixa frequência do TENS ativa especificamente receptores opioides μ, receptores serotoninérgicos e receptores muscarínicos espinais. Por outro lado, a analgesia produzida pela alta frequência de TENS ativaria receptores delta-opioides e receptores muscarínicos na coluna dorsal da medula espinal, além da ativação de receptores delta-opioides supra-espinal.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2161661 Fisioterapia
Diversos tratamentos conservadores são prescritos para a insuficiência de convergência, incluindo óculos de leitura com base de prisma interno e exercícios domiciliares para convergência como abordagem de caneta e terapia visual. Embora a cirurgia seja uma opção de tratamento para IC, raramente é usada, pois é de natureza invasiva e possui algumas complicações, mesmo para indivíduos que possuam um alto grau de convergência, sendo assim aumentam as indicações para reabilitação visual com exercícios ortópticos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A insuficiência de convergência é um problema comum de coordenação muscular, no qual os olhos tendem a realizar uma estereopsia, principalmente durante a leitura ou outras atividades que necessitem da utilização da visão para perto.
( ) A insuficiência de convergência é umas das disfunções não estrábicas mais comuns da visão binocular, que apresenta uma sintomatologia associada a atividades que requerem uma visão mais próxima; dessa forma, o rendimento acadêmico, profissional ou laboral desses indivíduos cai.
( ) Diversos tratamentos conservadores são prescritos para a Insuficiência de Convergência (IC), incluindo óculos de leitura com base de prisma interno e exercícios domiciliares para convergência como abordagem de caneta e terapia visual. Embora a cirurgia seja uma opção de tratamento para IC, raramente é usada, pois é de natureza invasiva e possui algumas complicações, mesmo para indivíduos que possuam um alto grau de convergência.
( ) Em um protocolo de terapia visual para insuficiência de convergência incluem-se exercícios de alongamento passivo dos músculos reto-medial bilateralmente com a estabilização manual um olho com pegada na inserção do reto-medial e contra lateralmente, com a mesma pegada, alonga o músculo no sentido contrário (abdução).
( ) No fortalecimento isométrico dos músculos reto-lateral bilateralmente, o Fisioterapeuta estabiliza o musculo reto- -medial com posicionamento na sua inserção e resiste ao movimento de abdução realizado pelo paciente, ainda são indicadas para tratar insuficiência de convergência: cartelas de exercícios para divergência; corda de Brock; régua de divergência; tabelas de Hart e exercícios com barras de prisma.
( ) A terapia visual também surge como uma opção terapêutica, caracterizada como um procedimento clínico não cirúrgico, que tem como objetivo fornecer uma visão binocular mais segura e confortável. A reabilitação visual é a reeducação da visão do ser humano através da aprendizagem de novos esquemas de comportamento visual, isso significa que o indivíduo deve ser envolvido no desenvolvimento de novas competências adquiridas a fim de melhorar a função visual e perceptual.
( ) O uso do questionário CISS, o qual é validado para a população brasileira, é aconselhado pois este instrumento foi desenvolvido pelo CITT (Convergence Insufficiency Treatment Trial) ferramenta estandardizada que foi provada válida e confiável para a medida da frequência e da sintomatologia, antes e depois de uma terapia de insuficiência de convergência ou outra desordem binocular ou acomodativa. 
A sequência está correta em
Alternativas
Q2161662 Fisioterapia
O processo de reabilitação requer uma abordagem global e interdisciplinar, que envolve diferentes áreas, uma vez que as pessoas com deficiência podem apresentar dificuldades ou desafios em várias áreas: motora; neurológica; sensorial; psicológica; comunicacional; e, social. Nas últimas décadas, a atenção à saúde no Brasil tem se amparado no modelo da interdisciplinaridade como caminho para diminuir a fragmentação e fortalecer a prestação do cuidado na perspectiva da integralidade. Relativamente à indicação, prescrição e reabilitação da criança amputada, analise as afirmativas a seguir.
I. As próteses endoesqueléticas infantis podem ser utilizadas para todos os níveis de amputação dos membros inferiores, com exceção das amputações parciais do pé e do tornozelo. Para os membros superiores se restringem às amputações transumerais.
II. Os componentes em titânio conferem grande resistência; contudo, têm maior peso. O alumínio reduz significativamente o peso total da prótese; porém, limita a capacidade de carga por ter menor resistência mecânica. O alumínio ainda confere as melhores propriedades mecânicas, pois é leve e resistente, porém com maior custo.
III. O processo para a prescrição de próteses deve ser multidisciplinar, considerando a experiência do técnico em órtese e prótese, bem como demais profissionais de reabilitação, juntamente as necessidades do usuário e dos familiares para que a escolha seja assertiva e proporcione maior funcionalidade. Um exemplo de prescrição seria: prótese para amputação transfemoral direita; endoesquelética em titânio; encaixe com contenção isquiática confeccionado em resina; joelho monocêntrico com freio; pé articulado.
IV. Os encaixes transtibiais KAFO devem ter uma pressão acima dos côndilos femorais, sobretudo no bordo medial, para garantir uma boa suspensão. Devem,também,ter uma pressão na região do tendão patelar, favorecendo a descarga de peso nesta região, bem como contar com um alívio na região distal, evitando a descarga direta de peso nesta ponta distal.
V. Diferentemente das amputações que promovem a secção óssea, nas desarticulações, como as amputações de desarticulação de joelho, a descarga de peso sobre a prótese se dá na parte distal do coto.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2161663 Fisioterapia
O sistema nervoso central foi pensado para ser desprovido de linfáticos. Recentemente, foi demonstrada a existência de um autêntico sistema linfático cerebral, conhecido como sistema glinfático, composto por canais paravasculares que penetram vasos cerebrais arteriais e venosos e linfáticos durais que limpam o espaço intersticial. A descoberta desse sistema deve abrir novas oportunidades para o tratamento desses distúrbios neurológicos. Sobre o tema proposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A aquaporina-4, localizada nos pés dos astrócitos ligados aos espaços paravasculares, desempenha um papel fundamental na eliminação de moléculas residuais, como as proteínas beta-amiloide ou tau.
II. A atividade desse sistema aumenta durante o sono, principalmente na fase de ondas lentas e, ao dormir de lado, e com o exercício, diminui com o envelhecimento.
III. Embora os dados ainda sejam preliminares, o sistema glinfático pode estar decisivamente envolvido na fisiopatologia de distúrbios neurológicos, como doenças neurodegenerativas e desmielinizantes, hidrocefalia de pressão normal, acidente vascular cerebral ou certas dores de cabeça.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2161664 Fisioterapia
Para o equilíbrio corporal estático ser mantido é necessário um conjunto de estruturas funcionalmente entrosadas: o sistema vestibular; os olhos; e, o sistema proprioceptivo. A manutenção do equilíbrio geral é realizada pelo sistema vestibular, que detecta as sensações de equilíbrio, sendo composto por um sistema de tubos ósseos e câmaras. Em relação à anatomia do sistema vestibular, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: D