Questões de Concurso Público Prefeitura de Astolfo Dutra - MG 2023 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 10 questões

Q2301710 Fonoaudiologia
O desenvolvimento da linguagem oral está relacionado a uma série complexa de habilidades cognitivas, perceptuais e linguísticas. Considerando que a construção simbólica faz parte das habilidades cognitivas essenciais para a formação do signo linguístico e, consequentemente, da utilização de vocábulos como forma de expressão, analise as afirmativas a seguir.

I. Durante o desenvolvimento infantil, existe uma grande e estreita relação entre as áreas cognitiva, afetiva, social e comunicativa, que constituem a base para a emergência dos símbolos. Dessa forma, o desenvolvimento do simbolismo está diretamente relacionado ao da linguagem oral.

II. A função simbólica consiste na capacidade de representar o mundo experienciado e vivido. Envolve, além da linguagem e da brincadeira simbólica, a imitação diferida, a resolução de problemas por combinação mental de ações e imagens mentais, que constituem um sistema de significantes das funções simbólicas e cognitivas, possibilitando diversas formas de representação.

III. Vários estudos já consolidaram que a maturidade simbólica e as habilidades linguísticas têm seu desenvolvimento apoiado em habilidades distintas, uma vez que ambas envolvem a capacidade de representação; entretanto, utilizam elementos representativos distintos relacionados a objetos, pessoas, lugar ou ação de um outro elemento ou situação.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2301711 Fonoaudiologia
O nódulo é uma formação bilateral, reconhecido como a lesão da laringe que recebe maior influência do comportamento vocal. Trata-se de lesão comum em mulheres jovens e adultas, na faixa etária de 25 a 35 anos, assim como em crianças de ambos os sexos. Acredita-se que o nódulo de prega vocal seja a lesão laríngea mais comum, perfazendo uma média de 20% das diversas patologias laríngeas diagnosticadas. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2301712 Fonoaudiologia
O esqueleto laríngeo é formado por cartilagens, músculos, membranas e mucosas. As cartilagens laríngeas são em número de nove – três ímpares, uma par principal e duas outras pares, consideradas acessórias. Sobre as cartilagens, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A cartilagem cricoidea é uma cartilagem única, a segunda maior da laringe, com formato circular de anel completo. Observa-se uma variação importante entre os diâmetros ântero-posterior e lateral de acordo com o sexo, tendo um formato ovoide nos homens e circular nas mulheres.

( ) A cartilagem tireoidea é uma cartilagem única, a maior cartilagem da laringe; possui formato de escudo, sendo composta por duas lâminas laterais, de forma quadrangular e dois pares de cornos posteriores.

( ) A cartilagem aritenoidea é uma cartilagem única, com forma geométrica circular; considerada como a unidade funcional da laringe devido à sua importância nas funções fonatória, respiratória e digestória. Sabe-se que há relevante variabilidade entre os sexos, sendo maior nos homens, representando os elementos cartilaginosos de configuração mais instável da laringe.

( ) A cartilagem epiglótica é uma cartilagem única, formada principalmente por fibras elásticas, cuja função é proteger as vias aéreas inferiores por meio do abaixamento e fechamento do ádito laríngeo.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2301713 Fonoaudiologia
A deficiência auditiva é definida pela perda parcial ou total da audição, podendo causar comprometimento em diversos âmbitos e, ainda, afetar a dinâmica interpessoal do indivíduo. Tendo em vista que o diagnóstico e a reabilitação tardios tendem a ocasionar alterações consistentes no desenvolvimento da linguagem, analise as afirmativas a seguir.

I. Estudos evidenciaram a associação da perda auditiva com anemia por deficiência de ferro, sendo 55% maior a chance de desenvolver perda auditiva sensorioneural em indivíduos que possuem anemia do que naqueles que não apresentam. A hipótese seria de que a anemia ferropriva comprometeria o fornecimento de oxigênio aos tecidos, provocando um processo de isquemia na cóclea. Outra hipótese está relacionada ao sistema nervoso, em que a deficiência de ferro prejudicaria o metabolismo de neurotransmissores, a mielinização e a síntese de DNA, danificando a mielina do nervo auditivo e causando prejuízos na condução nervosa.

II. As anomalias de orelha acontecem na embriogênese e acometem apenas a orelha externa e média. De maneira geral, as alterações congênitas danificam o pavilhão auricular e o meato acústico externo, podendo acontecer modificações significativas, em geral, unilaterais.

III. As etiologias mais recorrentes da perda auditiva foram intituladas em seis grupos principais: no período neonatal; infecção neonatal congênita; genéticas sindrômicas e genéticas não sindrômicas; neuropatia auditiva; indeterminada (após exclusão das outras causas de perda auditiva); e, outras anomalias de orelha interna e etiologias centrais. Para que o diagnóstico etiológico seja realizado adequadamente e possa contribuir com o manejo prognóstico da deficiência, é necessário que a perda auditiva seja diagnosticada o mais precocemente possível.

IV. A literatura aponta uma associação etiológica entre surdez súbita e doenças microvasculares, com correlação significativa entre lesões da substância branca, identificada na ressonância magnética nuclear, e indivíduos diagnosticados com surdez súbita sensorioneural idiopática. Tal relação pode ser explicada pela presença de fatores de riscos vasculares como hipertensão arterial sistêmica; diabetes mellitus; e, dislipidemia.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2301714 Fonoaudiologia
Paciente, 73 anos de idade, apresenta histórico de Acidente Vascular Cerebral isquêmico (AVC), em região fronto-temporal. Cursa com hemiplegia à direita; dificuldades na nomeação; repetição e compreensão preservadas; presença de perserverações, hesitações; e, prosódia preservada. A hipótese diagnóstica fonoaudiológica é que o paciente apresenta afasia
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: C