Questões de Concurso Público MPE-MG 2023 para Analista do Ministério Público - Medicina: Clínica Médica

Foram encontradas 6 questões

Q2080726 Medicina
A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome complexa, com alteração da função cardíaca, o que resulta em sintomas e sinais de baixo débito cardíaco e/ou congestão pulmonar ou sistêmica, em repouso ou aos esforços. Considerando as recomendações da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda sobre a avaliação complementar diagnóstica e prognóstica da IC, analise as afirmativas a seguir.
I. Os peptídeos natriuréticos têm demonstrado papel na estratificação prognóstica da IC.
II. A ecocardiografia deve ser realizada na avaliação inicial de todos os pacientes com suspeita de IC para avaliar estrutura e função cardíaca, para planejar o tratamento e a estratificação prognóstica.
III. É recomendada a dosagem de peptídeos natriuréticos quando há dúvida no diagnóstico da IC.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2080727 Medicina
Paciente, sexo masculino, 60 anos, hipertenso mal-controlado há trinta anos, iniciou quadro de dispneia progressiva aos esforços, ortopneia e dispneia paroxística noturno. Durante sua avaliação ambulatorial, após suspeita diagnóstica de Insuficiência Cardíaca (IC), foi solicitado um ecocardiograma. Considerando a situação hipotética, bem como as recomendações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), analise as afirmativas a seguir.
I. Portadores de hipertensão arterial e IC devem ter meta pressórica < 130/80 mmHg.
II. Em portadores de IC de função de ejeção reduzida, devem ser utilizados anti-hipertensivos com comprovada redução de mortalidade, como os inibidores da enzima conversora de angiotensina; bloqueadores de receptores da angiotensina; e, espironolactona.
III. Enquanto todos os agentes anti-hipertensivos podem ser utilizados em portadores de IC de fração de ejeção preservada, os alfabloqueadores estão contraindicados na IC de fração de ejeção reduzida.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2080733 Medicina
Paciente, sexo feminino, 55 anos, hipertensa, tabagista, comparece ao pronto-socorro com queixa de palpitações. Encontra-se em bom estado geral e estável hemodinamicamente. Foi solicitado eletrocardiograma que confirmou o diagnóstico de fibrilação atrial. De acordo com as recomendações das II Diretrizes Brasileiras de Fibrilação Atrial, sobre o tratamento desta condição, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2080737 Medicina
Paciente idosa é levada ao pronto-socorro por familiares, com história há três dias de urina fétida e inapetência. Filha refere sonolência excessiva e constipação no último mês. É portadora de hipertensão arterial, fibrilação arterial e dislipidemia; faz uso de losartana, anlodipino, metoprolol, amiodarona, AAS e rosuvastatina. Ao exame físico apresenta FC 58 bpm; FR 14 irpm; SatO2 96% em ar ambiente; PA 130 x 100 mmHg; T 34,3° C; sonolenta e confusa; tempo de enchimento capilar < 3 s; e, glicemia capilar de 65. Exames laboratoriais disponíveis: HB 14 HT 38%; Leuco 7.500; Plaq 178 mil; PCR 1; Na 128 K 4,3; Ur 40; Cr 0,8; Cortisol basal 25 microg/dL. Urina tipo I: nitrito positivo; leucocitúria; bactérias 2+. Diante do quadro clínico hipotético, assinale a afirmativa correta sobre o provável diagnóstico, bem como a conduta terapêutica.
Alternativas
Q2080738 Medicina
Paciente masculino, 53 anos, portador de Diabetes mellitus tipo II e dislipidemia, com história prévia de angioplastia devido IAM com supra ST há três anos. Faz uso irregular das medicações: metformina; atorvastatina; e, AAS. Procura pronto-socorro com história no último mês de despertar noturno devido dispneia e tosse, além de fadiga aos esforços. Hoje apresenta-se com piora da dispneia e fadiga aos mínimos esforços. Ao exame físico: fala entrecortada; ritmo cardíaco regular em 3T; presença de B3; PA 130 x 80 mmHg; ausculta pulmonar com crepitações até terço médio pulmonar bilateral; SatO2 90% em ar ambiente; extremidades frias; e, perfusão periférica de 4 s. De acordo com o caso clínico hipotético, assinale o diagnóstico e o tratamento adequado. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: B
5: B