Questões de Concurso Público MPE-MG 2023 para Analista do Ministério Público - Medicina: Clínica Médica

Foram encontradas 3 questões

Q2080729 Medicina
O caso hipotético contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

Paciente, sexo masculino, 45 anos, etilista, hipertenso, diabético, apresenta quadro de tosse produtiva, dispneia, febre e dor em base do hemitórax direito. No momento, encontra- -se em moderado estado geral, desidratado +/4+, corado, frequência respiratória de 28 incursões respiratórias por minuto; frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto; pressão arterial de 120 x 70 mmHg. Murmúrio vesicular presente bilateralmente, com crepitação em base do hemitórax direito. Após investigação diagnóstica e etiológica, constatou-se tratar de pneumonia por enterobactérias produtoras de betalactamase de espectro expandido. 
Considere que o paciente foi internado em leito de enfermaria. No 4º dia de interação, apesar da melhora do quadro de pneumonia, ele evoluiu com piora importante da função renal, com oligúria e aumento de 40% do valor basal da creatinina. Foram solicitados exames de urina, visando à diferenciação entre Insuficiência Renal Aguda (IRA) pré-renal e renal. Trata- -se de um achado sugestivo de IRA pré-renal:
Alternativas
Q2080741 Medicina
Mulher, jovem, procura o pronto-socorro devido a quadro de diminuição da acuidade visual direita, associado à dor a movimentação ocular e diplopia; refere, também, fadiga, espasticidade em MMII e fraqueza em MMSS há um mês com períodos de melhora. Nota-se ao exame neurológico: hiperreflexia e ataxia. Realizada coleta de líquor que apresentou discreta pleocitose e proteinorraquia; RNM revelou focos de aumento de sinal em T2 com distribuição periventricular. Com base no provável diagnóstico da paciente, assinale o tratamento indicado.
Alternativas
Q2080743 Medicina
Paciente, sexo feminino, 42 anos; em avaliação clínica de rotina, é identificado nódulo palpável de tireoide. Ao exame físico nódulo fibroelástico em lobo esquerdo de tireoide, bordo regular, 0,8 cm de diâmetro, móvel e indolor. Nega comorbidades e uso de medicação regular. Refere há vinte anos radioterapia cervical devido a linfoma de Hodgkin. Diante do quadro clínico apresentado, assinale a conduta adequada.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A