Questões de Concurso Público MPE-MG 2023 para Analista do Ministério Público - Fisioterapia

Foram encontradas 4 questões

Q2080067 Fisioterapia
Os termos capsulite adesiva, ombro congelado e periartrite têm sido empregados na literatura para descrever pacientes com dor no ombro e deficit de mobilidade. A capsulite adesiva é, dentre as síndromes dolorosas do ombro, a que mais tem suscitado controvérsias, tanto do ponto de vista diagnóstico quanto terapêutico. Isso se deve aos aspectos ainda obscuros da sua etiopatogenia, à sua história natural, bem como características clínicas semelhantes às da distrofia simpático-reflexa e a sua associação com doenças aparentemente sem relação direta com o ombro. Sobre a capsulite adesiva, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Injeções intra-articulares de corticosteroides combinadas com exercícios de mobilidade de ombro e alongamento são mais eficazes em fornecer alívio da dor a curto prazo (4-6 semanas) e melhora da função em comparação com exercícios de mobilidade de ombro e de alongamento sozinhos.
( ) Pacientes com Diabetes mellitus e doença da tireoide têm predisposição para desenvolver a capsulite adesiva. 
( ) A capsulite adesiva é mais prevalente em indivíduos com idade entre 40 e 65 anos de idade, do sexo feminino e com história da doença no braço contralateral.
( ) O principal achado clínico é a perda da rotação lateral do ombro.
( ) A história natural da doença é dividida em quatro fases, com duração de 12 a 18 meses; alguns sintomas podem persistir por anos.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2080068 Fisioterapia
A dor lombar (LBP) é considerado uma condição musculoesqueléticacom um impacto social adverso. Globalmente, a lombalgia é altamente prevalente e uma das principais causas de incapacidade. Nos Estados Unidos, a lombalgia é uma das razões mais comuns para procurar cuidados de saúde e, junto com a dor no pescoço, é a condição médica associada com maior custos gerais. Os casos cirúrgicos são os mais caros por episódio de tratamento, mas a maior parte dos gastos com o gerenciamento de lombalgia pode ser atribuída ao volume significativamente maior de episódios de tratamento não cirúrgico. Com base nas evidencias científicas atuais; marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os fisioterapeutas devem usar o treinamento de exercícios gerais para reduzir a dor e a incapacidade em adultos mais velhos com lombalgia crônica.
( ) Os fisioterapeutas devem usar mobilização articular com ou sem impulso para reduzir a dor e a incapacidade em pacientes com lombalgia crônica.
( ) Os fisioterapeutas devem usar intervenções de treinamento de exercícios, incluindo fortalecimento e resistência muscular do tronco, intervenções de exercícios multimodais, exercícios específicos de ativação muscular do tronco, exercícios aeróbicos, aquáticos e gerais, para pacientes com lombalgia crônica.
( ) Fisioterapeutas devem usar exercícios específicos de ativação muscular do tronco e controle de movimento para pacientes com lombalgia crônica e comprometimento do controle de movimento.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2080069 Fisioterapia
A fratura de quadril é uma das principais causas de profunda morbidade em indivíduos com 65 anos ou mais; se classifica entre as dez principais causas de morte em adultos mais velhos. Em todo o mundo, espera-se que o número de pessoas com fratura de quadril aumente significativamente devido ao envelhecimento da população e demais fatores. Em 2016, mais de 228.000 mulheres e 109.000 homens inscritos no Medicare (seguro de saúde americano) foram hospitalizados com fratura de quadril (com idade igual ou superior a 65 anos). O atendimento médico para indivíduos com fratura de quadril continua a ser um grande gasto de saúde nos Estados Unidos, com 316.000 internações hospitalares anualmente e um custo de US$ 4,9 bilhões apenas para tratar fraturas do colo do fêmur. Considera-se que 90% de todas as fraturas de quadril em pessoas com 65 anos ou mais resultam de uma queda do nível do solo. Fraturas dessas quedas traumáticas de baixa energia são comumente chamadas de fraturas por fragilidade. Com base nas evidências científicas atuais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os fisioterapeutas devem usar o teste cronometrado de levantar e andar em todos os ambientes para medir a mobilidade e o risco de quedas, quando os pacientes não precisarem de assistência humana. A documentação deve incluir os recursos de administração do teste: velocidade confortável ou máxima e uso de auxílio para caminhar.
( ) Os fisioterapeutas devem testar e documentar a força de extensão do joelho em todas as angulações.
( ) Os fisioterapeutas devem administrar e documentar a Escala Visual Analógica (EVA) para dor em todas as atividades de vida diária.
( ) Os fisioterapeutas devem avaliar a dor relacionada à fratura do quadril em repouso e durante a atividade (por exemplo, caminhar) e implementar estratégias para minimizar a dor do paciente durante a sessão de tratamento para otimizar a sua mobilidade. As estratégias podem incluir o momento apropriado da medicação; consulta com a equipe interprofissional; e, abordagens fisioterapêuticas psicologicamente informadas para o tratamento não farmacológico da dor.
( ) Idosos com fratura de quadril devem ser tratados com um programa de ortopedia geriátrica multidisciplinar, que inclui fisioterapia e mobilização precoce.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2080070 Fisioterapia
Lesões nos meniscos são a segunda lesão mais comum no joelho, com uma prevalência de 12% a 14% e uma incidência de 61 casos por 100.000 pessoas. Uma alta incidência de rupturas meniscais ocorre com Lesão do Cruzado Anterior ligamento(LCA), variando de 22% a 86%. Nos Estados Unidos, 10% a 20% de todas as cirurgias ortopédicas consistem em cirurgia do menisco em cerca de 850.000 pacientes a cada ano. Com base nas evidências científicas atuais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os fisioterapeutas devem fornecer estimulação-reeducação neuromuscular aos pacientes após procedimentos de menisco para aumentar a força do quadríceps; o desempenho funcional; e, a função do joelho.
( ) Os fisioterapeutas devem fornecer exercícios supervisionados e progressivos de amplitude de movimento; treinamento de força progressiva dos músculos do joelho e do quadril; e, treinamento neuromuscular para pacientes com rupturas de menisco do joelho e lesões de cartilagem articular e após cirurgia de menisco ou cartilagem articular.
( ) Os médicos podem utilizar o retorno progressivo precoce à atividade após a cirurgia de reparo meniscal do joelho.
( ) Os médicos podem empregar o movimento progressivo ativo e passivo do joelho em pacientes após cirurgia meniscal e da cartilagem articular do joelho.
( ) Os médicos podem administrar testes clínicos ou de campo apropriados, como testes de salto de perna única (por exemplo, salto único para distância; salto cruzado para distância; salto triplo para distância; e, salto cronometrado de 6 m), que podem identificar a linha de base de um paciente estado relativo à dor, função e incapacidade; detectar assimetrias lado a lado; avaliar a função global do joelho; determinar a prontidão de um paciente para retornar às atividades; e, monitorar mudanças no estado do paciente ao longo do tratamento.
A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: B