Questões de Concurso Público MPE-BA 2023 para Analista Técnico – Engenharia Civil

Foram encontradas 4 questões

Q2101031 Engenharia Civil
A figura a seguir ilustra a construção de um aterro em um determinado perfil de solo:
Imagem associada para resolução da questão

“Considerando que a construção do aterro produz tensões induzidas no material, a parcela geostática da tensão efetiva se refere a _________ kPa e a poropressão no final da camada de argila é_______ kPa.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2101034 Engenharia Civil
A figura a seguir apresenta uma rede de fluxo composta por 12 faixas de queda de carga (Nd) e por 6 canais de fluxo (Nf). Sabendo que o NA é de 12,0 m e que o coeficiente de permeabilidade do solo ilustrado na figura é de 10-6 m/s, determine a vazão que percola no perfil do solo, é:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2101042 Engenharia Civil
Empuxo de terra, que deve ser entendido como a ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato. A determinação da magnitude que ocorre é fundamental na análise e projeto de obras como muros de arrimo, obras de contenções, cortinas em estacas pranchas, cortinas atirantadas, escorramentos de escavações em geral, construções em subsolos, encontros de pontes, dentre outras situações semelhantes. Uma estrutura de contenção de um talude de solo arenoso exigiu a construção de uma parede de concreto armado com 5,0 m de altura. Sendo a superfície do terreno horizontal e o nível do lençol freático ficando abaixo da base da parede, assinale o valor correto do empuxo ativo total na parede vertical.
(Considere o peso específico do solo arenoso de 19 kN/m3; o ângulo de atrito de 36,87° (Sem 36,87° = 0,60); e, o coeficiente do empuxo ativo (ka = 0,25.)
Alternativas
Q2101048 Engenharia Civil
A ABNT NBR 13028:2017 especifica os requisitos mínimos para elaboração e apresentação de projeto de barragens de mineração, incluindo as barragens para disposição de rejeitos de beneficiamento, contenção de sedimentos gerados por erosão e reservação de água em mineração, visando atender às condições de segurança, operacionalidade, economicidade e desativação, minimizando, assim, os impactos ao meio ambiente. Sobre a NBR 13028:2017, analise as afirmativas a seguir.

I. Os estudos hidrológicos e hidráulicos devem descrever as características climáticas e hidrológicas da bacia de contribuição para a barragem, além de definir os parâmetros necessários ao dimensionamento do sistema extravasor da barragem, do sistema de bombeamento (quando aplicável) e do sistema de desvio do curso d’água.
II. As estações de referências utilizadas para as análises estatísticas com a determinação dos quantis de chuvas devem ser explicitadas no que se refere à sua representatividade espacial dos processos hidrológicos existentes na bacia de contribuição da barragem. Deve-se utilizar prioritariamente estações de referência com pelo menos trinta anos de dados consistidos.
III. Recomenda-se observar os seguintes critérios gerais em projeto do sistema de drenagem superficial de barragem:  1) dispositivos e pequenas vazões, como canaletas de berma e descidas d’água: considerar vazões calculadas para períodos mínimos de recorrência de cem anos; e, 2) dispositivos de grandes vazões, como canais de coleta e condução d’água: considerar vazões calculadas para períodos mínimos de recorrência de quinhentos anos.
IV. O projeto da barragem pode ser desenvolvido em níveis conceitual, básico e executivo. O nível básico é a etapa do projeto em que a barragem é concebida como estrutura para disposição de rejeitos e outras funções subsidiárias, ainda não contemplando os seus dimensionamentos. Nesta etapa, são apresentados o estudode alternativas locacionais e tecnológicas, os critérios de projeto, as premissas e restrições, a curva cota-volume e também o tipo de barragem selecionada.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: B