Questões de Concurso Público CREFITO-4° Região (MG) 2023 para Jornalista

Foram encontradas 15 questões

Q2309657 Jornalismo
O século XX foi marcado pela extensa difusão e popularização dos meios de comunicação de massa. Foi nessa época que o rádio e a televisão se tornaram veículos domésticos. E, nesse mesmo período, o mundo vivenciou momentos de terror pelo impacto das duas grandes guerras mundiais. Nesse cenário, a propaganda passou a ser empregada como importante instrumento ideológico para convencer o público da necessidade da guerra. Foram esses os aspectos contextuais que marcaram o início dos estudos da Mass Communication Research. Sobre a teoria hipodérmica, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2309658 Jornalismo
Em seu livro “Cultura da Conexão”, Jenkins, Green e Ford (2014) sugerem pensar as redes sociais a partir do que chamam de “cultura da participação” ou “cultura da conexão”. Esses autores destacam que as redes sociais estão implicadas em um movimento cultural que não ocorre com e na internet, mas se relaciona à própria movimentação do ser humano na sociedade, uma vez que a existência de redes de colaboração não é um fenômeno novo. As redes sociais interferem no modo como as notícias são produzidas e no modo como são distribuídas e consumidas. Nos últimos anos, a relação entre redes sociais e notícia (jornalismo) fez com que novas expressões e conceitos fossem incorporados ao repertório. De modo geral, podemos compreender o jornalismo como um processo constituído de etapas que envolvem apuração, produção, circulação e consumo. Zago (2017) comenta sobre uma outra etapa, situada entre a circulação e o consumo, chamada de recirculação. Sobre o jornalismo, as redes sociais e a recirculação de notícias, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2309659 Jornalismo
A digitalização e o desenvolvimento da internet têm transformado as formas do jornalismo contar histórias. Depois de passar por diferentes fases de aprimoramento, a ambiência digital estabelece um novo ciclo de inovação para formatos e linguagens jornalísticas. Gêneros e formatos jornalísticos tradicionais, como a reportagem e a notícia, são chamados a se reinventar. Pesquisadores como Bardoel e Deuze (2001) e Palacios (2004) têm se preocupado em caracterizar o jornalismo digital ou web jornalismo a partir de elementos específicos. Sobre o jornalismo digital, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2309660 Jornalismo
“O público que se dane”: com essa resposta a um repórter do jornal The New York Times, que pedia esclarecimentos sobre a paralisação dos serviços ferroviários prestados por sua companhia, William Henry Vanderbilt, empresário norte-americano, tornou-se figura emblemática de um período em que dirigentes de instituições queriam distância dos jornalistas, preferindo mesmo que eles não existissem. O ano de 1882 e a declaração atribuída a Vanderbilt fazem parte de uma realidade que parece incompatível com nosso cotidiano. Hoje, o que observamos é uma verdadeira disputa pela visibilidade midiática. O que existe é o que está na mídia. Publicizar, tornar públicos acontecimentos considerados relevantes, passou a ser uma das mais importantes estratégias adotadas pelos diversos campos sociais para obter aprovação da sociedade e garantir sua legitimidade. No mundo contemporâneo, o saber fundamentado na autoridade “daquele que fala” passou a ser legitimado por “aquele que ouve” – a opinião pública.
(Graça França Monteiro, 2018.)

Conscientes da importância do acesso à mídia e do poder que tem nela, as instituições trabalham para serem “lembradas pela imprensa”, para ampliarem sua presença nos veículos e, mais do que isso, para serem reconhecidas como referências. Para atingir tais objetivos, produzem textos informativos para divulgação jornalística, compreendendo pautas, releases, position papers, informes oficiais, comunicados, artigos, notas técnicas. Enfim, produzem notícias. Sobre a notícia institucional, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2309661 Jornalismo
No Brasil, pesquisas sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação apontam que o celular ultrapassou o computador pessoal como dispositivo favorito para acesso à internet desde, pelo menos, 2016 (USO DE INTERNET..., 2016). Outra pesquisa, realizada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, mostrou que o WhatsApp é a fonte de informação principal de 79% dos entrevistados, à frente dos meios tradicionais, como televisão (50%), rádio (22%) e jornal impresso (8%). A lista completa mostra o bom posicionamento de outras plataformas digitais, como YouTube (49%), Facebook (44%), sites de notícias (38%), Instagram (30%) e Twitter (7%) – mais de 80%..., 2019. Esses dados demonstram como o consumo de informação na aurora da terceira década do século XXI transcende o modelo comunicacional tradicional dos meios analógicos, no qual “participar do processo comunicativo era apenas ter acesso às informações e, no máximo, selecioná-las de acordo com as suas convicções e repertório intelectual e social” (AGNEZ, 2009, p. 5).
(Lima Junior, 2011.)

Sobre o jornalismo nas novas mídias, assinale a INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: D