Questões de Concurso Público SEED-PR 2022 para Área de Conhecimento: Sociologia

Foram encontradas 3 questões

Q2115197 Sociologia
O Iluminismo estimulava no plano das ideias uma cultura centrada na capacidade e na autonomia do indivíduo e defendia o predomínio da razão sobre a fé. Razão e ciência e não submissão a dogmas deveriam ser as bases para entender o mundo. Embora o movimento tenha surgido na Inglaterra e na Holanda, sua expressão máxima ocorreu na França. A aposta na razão tem consequências. Ver o mundo como fruto da ação dos indivíduos é diferente de considerá-lo resultado da vontade de Deus. Uma das consequências dessa perspectiva, que contribuiu para o surgimento da sociologia, foi a eclosão de duas grandes revoluções políticas do fim do século XVIII: A Revolução Americana e a Revolução Francesa.
 (BOMENY, 2016.)
Ainda como consequência dessa mudança de perspectiva, e que influencia grandemente os acontecimentos que marcam a Idade Moderna e Contemporânea, podemos apontar: 
Alternativas
Q2115202 Sociologia
A sociologia do século XIX marca incontestavelmente o momento da reflexão dos homens sobre eles mesmos, aquele em que o social como tal é posto em questão [...]. Ela também exprime uma intenção não radicalmente nova, mas original por seu radicalismo, a de um conhecimento propriamente científico, baseado no modelo das ciências da natureza, tendo em vista o mesmo objetivo: o conhecimento científico deveria dar aos homens o controle de sua sociedade e de sua história assim como a física e a química lhes possibilitaram o controle das forças naturais. 
(ARON, Raymond. Apud CASTRO, Anna M. de; DIAS, Edmundo (Org.). Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1974. p. 24.)
A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto a própria humanidade, mas a sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só chega em meados do século XIX na Europa. A emergência da sociologia como ciência está relacionada, dentre outros fatores:
Alternativas
Q2115203 Sociologia
É mais ou menos consensual no âmbito das ciências sociais que a palavra “positivismo” tenha em alguns momentos um significado negativo, assim como já possuiu um significado positivo. Acompanhar a mudança de valoração dessa palavra é historiar uma parte importante da história das ciências sociais no Brasil e no mundo ao longo do século XX e início do século XXI. Por outro lado, o conteúdo desse “positivismo” não é algo consensual nem muito menos preciso, variando desde a equivalência à reação política da burguesia (com Lênin) até à razão instrumental que desumaniza (com a Escola de Frankfurt). Ainda afirma-se que o positivismo jurídico, o comportamentalismo psicológico, o positivismo na História são variações, ou melhor, aplicações do positivismo original, vinculado à filosofia e à sociologia.
(TISKI, Sérgio. 2007. A questão da moral em Augusto Comte. Londrina: UEL.)
Em quaisquer dessas hipóteses, a origem do “positivismo” é atribuída ao francês Augusto Comte (1798-1857), autor de várias publicações consideradas de muito valor. Dentre as suas ideias, encontra-se a afirmação de que: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D