Questões de Concurso Público SEED-PR 2022 para Área de Conhecimento: Sociologia

Foram encontradas 3 questões

Q2115217 Sociologia
A história do negro em São Paulo se confunde, durante um largo período de tempo, com a própria história da economia paulista.
(Florestan Fernandes. 2008, p. 27.)

Corresponde à análise feita por Florestan Fernandes e Roger Bastide sobre a inserção do negro na economia capitalista:
Alternativas
Q2115221 Sociologia
Os intelectuais e os estudiosos das relações raciais de persuasão liberal e conservadora vêm enfatizando, há várias décadas, o caráter único e harmonioso das relações raciais no Brasil. Sobre os aspectos identificados nos estudos sobre relações raciais no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao analisar o regime escravista como um mecanismo de distribuição geográfica de escravos e pessoas de cor livres, pode-se verificar que, desde o fim do século XIX, esse grupo concentrou-se nos setores econômicos mais atrasados e em regiões com o menor dinamismo industrial.
II. Nas regiões de maior dinamismo econômico, onde o grupo negro tinha de competir em desvantagem com imigrantes europeus, os ex-escravos e seus descendentes puderam obter consideráveis ganhos socioeconômicos em poucas décadas.
III. Em regiões como o Nordeste, onde a abolição resultou em um processo menos drástico de reajustamento, os ex-escravos permaneceram socialmente imobilizados em um contexto agrário em estagnação.
IV. Apesar da reduzida taxa de mobilidade social ascendente da população não branca no período pós-abolição, o desenvolvimento econômico tende a criar graus relativamente menores de desigualdade racial.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2115223 Sociologia
A expressão “desigualdade social” descreve uma condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder. A respeito dos estudos sobre desigualdade é correto o que se afirma em, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A