Questões de Concurso Público IPASEM - NH 2022 para Assistente Social

Foram encontradas 14 questões

Q4078462 Serviço Social
Considerando as condições e as prática de trabalho dos assistentes sociais, Faleiros (1997, p. 98) expõe que “o específico da profissão só se torna específico na medida em que é visto nas relações mais globais da sociedade”. De acordo com as condições e as práticas de trabalho dos assistentes sociais, analise as afirmativas a seguir.

I. Como produto da sociedade, o Serviço Social consiste na mediação entre produção material e reprodução do sujeito para tal produção; e, na mediação da reprodução do sujeito nesta relação.
II. No cotidiano do trabalho é tarefa ordenar o naturalizado pelo socializado e pelo histórico, e o congelado pelo “pôr-se em ação” e pelo “ver-se em ação histórica”, na conformação das relações sociais.
III. O intelectual que trabalha a mediação da representação articulada à reprodução é o assistente social. É uma de suas tarefas desafiar e retraduzir a representação do dominado na visibilidade do dominante.
IV. É no campo da política do cotidiano que se processa a relação entre assistente social e população; na mediação de reprodução e representação, de acordo com a micropolítica como o microclima de poder no contexto capitalista.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q4078463 Serviço Social
A mediação é considerada uma importante estratégia no Serviço Social. De acordo com Faleiros (1997, p. 53), “as mediações se implicam mutuamente no contexto de relações histórico- -culturais, constituindo redes de mediações ou mediações em redes articuladas”. Assim, o mapa da trama de mediações e redes deverá compreender, EXCETO: 
Alternativas
Q4078464 Serviço Social
Com a proposta de aprofundar o trabalho do assistente social ao atuar em diferentes espaços sócio-ocupacionais, considerando as diversas políticas sociais, deu-se início à construção de documentos com o objetivo de traçar diretrizes profissionais, de acordo com a especificidade profissional. Dessa forma, estabeleceu-se competências gerais e específicas para a atuação de assistentes sociais na Assistência Social. As competências específicas são definidas com diversas dimensões interventivas, complementares e indissociáveis. São elas:

I. Uma dimensão que engloba as abordagens individuais, familiares ou grupais na perspectiva de atendimento às necessidades básicas e acesso aos direitos, bens e equipamentos públicos.
II. Uma dimensão de intervenção coletiva junto a movimentos sociais, na perspectiva da socialização da informação, mobilização e organização popular, que tem como fundamento o reconhecimento e o fortalecimento da classe trabalhadora como sujeito coletivo na luta pela ampliação dos direitos e responsabilização estatal.
III. Uma dimensão que se materializa na realização sistemática de estudos e pesquisas que revelem as reais condições de vida e demandas da classe trabalhadora, e que possam alimentar o processo de formulação, implementação e monitoramento da política de Assistência Social.
IV. Uma dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços a indivíduos, famílias, grupos e coletividade, na perspectiva de fortalecimento da gestão democrática e participativa.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q4078465 Serviço Social
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) atua na orientação de princípios e valores emancipatórios em defesa da ética e dos direitos humanos através de campanhas e posicionamentos políticos. São considerados debates e posicionamentos aprovados nos Encontros Nacionais CFESS-CRESS, EXCETO: 
Alternativas
Q4078466 Serviço Social
Considerando as relações de trabalho e o adoecimento, Antunes e Praun (2015, p. 410) expõem que “os acidentes de trabalho e as manifestações de adoecimento com nexo laboral não são fenômenos novos, mas processos tão antigos quanto à submissão do trabalho às diferentes formas de exploração”. Nesse ínterim, pensando os processos de trabalho e o adoecimento no mundo contemporâneo, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se de um redesenho do mapa mundial dos acidentes e das doenças profissionais e do trabalho, cuja base de reconfiguração assenta-se em uma nova morfologia do trabalho expressa por clivagens e transversalidades entre trabalhadores estáveis e precários, homens e mulheres, jovens e idosos, brancos, negros e índios, qualificados e desqualificados, empregados e desempregados, nativos e imigrantes.
II. Os trabalhadores pertencentes ao núcleo que atua com maquinário mais avançado, dotado de maior tecnologia, encontram-se cada vez mais expostos à flexibilização e à intensificação do ritmo de suas atividades, expressas não somente pela cadência imposta pela robotização do processo produtivo, mas, sobretudo, pela instituição de práticas pautadas pela multifuncionalidade e polivalência.
III. Uma reconfiguração do trabalho que articula a ampliação de grandes contingentes que se precarizam ou perdem o emprego e vivenciam novos modos de extração de trabalho e mais-valia, conjuntamente com aqueles setores que atuam inseridos em ambientes de trabalho que fazem uso das chamadas tecnologias da informação e comunicação.
IV. Flexibilidade ou flexibilização se constitui no contexto atual em uma espécie de síntese ordenadora dos múltiplos fatores que fundamentam as alterações na sociabilidade do capitalismo contemporâneo. Do ponto de vista de seu impacto nas relações de trabalho, a flexibilização se expressa na diminuição drástica das fronteiras entre atividade laboral e espaço da vida privada.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q4078467 Serviço Social
Segundo Iamamoto (2000, p. 62), “dar conta das particularidades das múltiplas expressões da questão social na história da sociedade brasileira é explicar os processos sociais que as produzem e reproduzem”; considerando que é nesse campo que se dá o trabalho do assistente social. Sobre os instrumentos de trabalho do assistente social, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q4078468 Serviço Social
De acordo com Guerra (2008, p. 241), “a prática pode ser entendida como uma ação racional de sujeitos reais, e o conhecimento que dela se engendra como o confronto entre experiências socialmente comunicadas e o conhecimento historicamente elaborado”. No processo de autoimplicação entre conhecimento e prática, as elaborações teóricas constituem-se em uma das formas de objetivação humana. Sobre as elaborações teóricas, analise as afirmativas a seguir.

I. Somente se efetivam quando os sujeitos suspendem, temporariamente, as atividades da vida cotidiana, assim como as elaborações teóricas têm na vida cotidiana a sua matéria-prima.
II. No processo do conhecimento, da objetividade e da subjetividade se encontram em relação à teoria e prática, podendo aparecer dicotomizadas, caso se esqueça do substrato material que sustenta as elaborações teóricas.
III. As categorias teóricas extraídas da história e a ela remetidas projetam a racionalidade dos homens reais e seus condicionamentos sócio-históricos. É na práxis que a razão, vinculada aos pressupostos da realidade, se idealiza.
IV. Os diferentes níveis e graus alcançados pelo conhecimento teórico não ultrapassam as expressões do movimento do processo histórico que caminha do universal ao singular e vice-versa, pela via do particular e nele se manifesta.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q4078469 Serviço Social
De acordo com Mota (2014, p. 695), “partimos da constatação de que o Serviço Social brasileiro vive, processualmente, metamorfoses-alterações que se relacionam de forma mediata ou imediata com os rumos da realidade, determinadas quer seja pelas profundas transformações produzidas pelo capitalismo, quer seja pelas mudanças na formação da sociabilidade das classes, ambas mediando a intervenção do Estado”. Dessa forma, propõe-se que a prática profissional deverá ser realizada de forma crítica e reflexiva, considerando:
Alternativas
Q4078470 Serviço Social
Segundo Iamamoto, “o Serviço Social tem na ________________ a base de sua fundação como especialização do trabalho.A partir dela é possível apreender a tensão que se estabelece entre o trabalho coletivo e a apropriação privada dos frutos do trabalho, assim como múltiplas formas de pressão social, de invenção e de reinvenção da vida construídas no cotidiano”. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q4078471 Serviço Social
“De acordo com o Código de Ética do Assistente Social compete ao(s) ____________________, nas áreas de suas respectivas jurisdições, zelar pela observância dos princípios e diretrizes desta normativa e funcionar como órgão julgador de primeira instância.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q4078472 Serviço Social
A recorrência ao tema assessoria-consultoria no Serviço Social não é tão recente. A primeira aparição do tema no Serviço Social foi na década de 1970. Considerando o tema assessoria- -consultoria, analise as afirmativas a seguir.

I. A distinção entre assessoria e consultoria é mínima. Consultoria é mais pontual que assessoria, que remete à ideia de assistir.
II. Assessoria não é sinônimo de supervisão.
III. Assessoria não é sinônimo de toda e qualquer ação extensionista.
IV. Um assistente social, ao se tornar assessor ou consultor, terá que abdicar do trabalho com os usuários, ou seja, uma frente de trabalho como assessor-consultor deve substituir o trabalho assistencial.
V. O assessor é um sujeito propositivo, mas que só terá êxito na assessoria se tiver interlocução com quem assessora. Para tanto, a adoção de estratégias de trabalho participativa é fundamental.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q4078473 Serviço Social
“É considerado como não governamental, não lucrativo e voltado ao desenvolvimento social; daria origem a uma ‘esfera pública não estatal’ constituída por organizações da sociedade civil de interesse público.” Tal informação se refere a:
Alternativas
Q4078475 Serviço Social
Sobre o Código de Ética do Assistente Social, considerando os direitos do assistente social, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, quando julgar necessário, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.
( ) Participar na elaboração e no gerenciamento das políticas sociais, bem como na formulação e implementação de programas sociais.
( ) Inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.
( ) Apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q4078476 Serviço Social
O processo com ênfase na sua municipalização, que requer dos assistentes sociais como de outros profissionais novas funções e competências, denomina-se:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D
5: A
6: C
7: E
8: E
9: A
10: A
11: E
12: B
13: D
14: E