Questões de Concurso Público SEED-PR 2021 para Professor - Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Foram encontradas 40 questões
(Berbel, 2011; Souza; Iglesias; Pazin-Filho, 2014.)
Com base na citação e, ainda, considerando o desenvolvimento da autonomia e motivação dos alunos, pode-se inferir que o professor deve:
I. Usar linguagem formal.
II. Nutrir os recursos motivacionais internos.
III. Oferecer explicações racionais para o estudo de determinado conteúdo.
IV. Regulamentar o tempo e o ritmo de aprendizagem dos alunos.
V. Reconhecer e aceitar as expressões de sentimentos negativos dos alunos.
Estão corretas apenas as ações
(BRASIL, 1996, P. 6.)
Acerca do exposto e, ainda, considerando dois importantes documentos de planejamento escolar: o Projeto Político- -Pedagógico (PPP) e a Proposta Pedagógica Curricular (PPC), analise as premissas que tratam da relação entre ambos.
I. O PPP norteia o trabalho educativo proposto pela instituição de ensino como um todo, trazendo, no seu marco operacional, a PPC que expressa a forma como as concepções assumidas coletivamente serão efetivadas na prática pedagógica.
II. A PPC expressa os fundamentos conceituais, metodológicos e avaliativos de cada componente curricular ou área do conhecimento, elencados na matriz curricular. O PPP estabelece diretrizes básicas de funcionamento e de organização da escola, sempre integradas às normas comuns da rede ou do sistema a que pertence e do sistema nacional.
III. A base para a elaboração da PPC é a matriz curricular, com sua parte de Base Nacional Comum e de Parte Diversificada e/ou Flexível. O PPP tem, em sua estrutura, os encaminhamentos metodológicos, os recursos didáticos, os instrumentos e os critérios de avaliação docentes.
Está correto o que se afirma em
( ) P: do verbo ‘to plan’ ou planejar. Nesta etapa de planejamento, são definidas as metas a serem atingidas, bem como os procedimentos para alcançá-las.
( ) D: do verbo ‘to do’ ou executar. Nesta etapa, todos os envolvidos são treinados em procedimentos que têm como base as metas estabelecidas; realizam atividades e colhem dados.
( ) C: do verbo ‘to choose’ ou escolher. Nesta etapa, incluise a necessidade de agir na aplicação de ações corre- -tivas, caso algo não tenha saído conforme o planejado.
( ) A: do verbo ‘to answer’ ou responder. Trata-se da necessidade de atuação em ações de planejamento e prevenção.
A sequência está correta em