Questões de Concurso Público Prefeitura de Suzano - SP 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 15 questões

Q1163669 Fisioterapia

Os objetivos primários na assistência ao paciente ou seu desenvolvimento atlético são diminuir a intolerância às atividades (como por exemplo andar, sentar, se curvar), eliminar a dor, promover a forma física e prevenir lesões. Para melhorar a função é necessário antes uma avaliação da capacidade funcional e/ou dos padrões de movimentos do paciente ou atleta, em particular, identificar o “elo-chave” da patologia funcional que ele apresenta. Em relação aos padrões de movimento defeituoso comuns que não devem passar desapercebidos, analise as alternativas a seguir.


I. Capacidade de carregar peso ou de se agachar em um paciente de disco lombar.

II. Agachamento em apoio monopodal em um paciente com síndrome patelofemoral, ou para reduzir o risco de lesão do ligamento cruzado anterior.

III. Ritmo escapuloumeral deficiente em um paciente com síndrome do manguito rotador.

IV. Flexão craniocervical em um paciente com dor no pescoço ou cefaleia.


Estão corretas as alternativas

Alternativas
Q1163670 Fisioterapia
A aplicação da corrente elétrica com fins terapêuticos em geral e, especialmente, para combater a dor oferece uma história muito extensa. Já na Antiguidade, Egito, 2750 a.C., descargas de peixes elétricos foram utilizadas com finalidade terapêutica. Galen (130 a.C.) recomendava como agente calmante da dor o choque produzido por uma espécie de peixe elétrico que vive no Mediterrâneo. Luigi Galvani aparece como um dos primeiros fisiologistas a investigar as correntes de excitação nervosa. A impedância (Z) cutânea (resistência) constitui o maior obstáculo à passagem das correntes de baixa frequência empregadas na eletroestimulação. São considerados fatores relevantes na variável de impedância, EXCETO:
Alternativas
Q1163671 Fisioterapia

O Ca2+ e a energia, na forma de ATP, são necessários para a contração muscular. Quando a fibra muscular está relaxada (não contraída), há uma baixa concentração de Ca2+ no sarcoplasma, porque a membrana do retículo sarcoplasmático contém bombas de transporte ativo de Ca2+ que, continuamente, transportam Ca2+ do sarcoplasma para o retículo sarcoplasmático. Contudo, quando um potencial de ação muscular se propaga ao longo do sarcolema e no interior do sistema de túbulos transversos, os canais de liberação de Ca2+ se abrem, permitindo que o Ca2+ escape para o sarcoplasma. O Ca2+ se liga às moléculas de troponina, nos filamentos finos, provocando alteração na sua forma. Essa alteração na forma da troponina move a tropomiosina para longe dos sítios de ligação de miosina e actina. Em relação ao ciclo de contração, analise as afirmativas a seguir.


I. Hidrólise de ATP: as cabeças de miosina contêm ATPase, uma enzima que hidrolisa ATP em difosfato de adenosina (ADP) e em um fosfato (P).

II. Formação de pontes cruzadas: as cabeças de miosina energizadas se fixam aos sítios de ligação de miosina na actina e liberam grupos de fosfato.

III. Movimento de tensão: após a formação das pontes cruzadas, ocorre o movimento de tensão. Durante o movimento de tensão, as pontes cruzadas mudam sua conformação e liberam ADP. A força produzida pela mudança conformacional de centenas de pontes cruzadas desliza o filamento fino sobre o filamento espesso, em direção ao centro do sarcômero.

IV. Ligação e separação do ATP: ao final do movimento de tensão, as pontes cruzadas permanecem firmemente fixadas à actina. Quando se ligam a outra molécula de ATP, as cabeças de miosina se soltam da actina.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1163672 Fisioterapia

As estruturas do corpo humano estão organizadas em vários níveis, de mesmo modo como estão organizadas as letras do alfabeto, as palavras, as frases, os parágrafos e, assim, por diante. Todos os organismos vivos têm determinadas características que os distinguem das coisas não vivas. Considerando os processos vitais dos seres humanos, analise as afirmativas a seguir.


I. Crescimento: é o processo pelo qual células não especializadas se tornam especializadas. As células especializadas diferem em estrutura e função das não especializadas que as originam.

II. Reatividade: é a capacidade de o corpo detectar e responder às alterações no ambiente. As células nervosas respondem as variações no ambiente, por meio da geração de sinais elétricos, conhecidos como impulsos nervosos. As células musculares respondem aos impulsos nervosos por meio da contração, que gera força para mover partes do corpo.

III. Metabolismo: é a soma de todos os processos químicos que ocorrem no corpo e inclui a decomposição de moléculas maiores e complexas em moléculas menores e mais simples, e a formação de moléculas complexas a partir de moléculas menores e mais simples.

IV. Diferenciação: é um aumento no tamanho do corpo. Pode ser decorrente de um aumento no tamanho das células existentes, no número de células ou na quantidade de material intercelular.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1163673 Fisioterapia
A crioterapia é o termo referente à aplicação de frio sobre o organismo com fins terapêuticos, geralmente empregados para o tratamento da dor em afecções musculoesqueléticas, seja em lesões traumáticas recentes como na inflamação e contraturas musculares. Conceitualmente pode definir-se como o conjunto de procedimentos capazes de retirar calor do organismo. A palavra “frio” tem origem do latim frigidus que significa privado de calor e se define como “sensação produzida por diminuição excessiva do calor corporal ou por estimulação de receptores nervosos específicos, ao contato que possui baixa temperatura”. Com relação às contraindicações da crioterapia, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: C
5: A