Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2019 para Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q1794557 Veterinária
Infecção bacteriana de expressão clínica pleomórfica, que pode se manifestar através de formas assintomáticas ou subclínicas e formas graves e tóxicas. Nas formas graves é uma doença aguda toxêmica, caracterizada por febre e diarreia aquosa, que pode ser volumosa e com dor abdominal. A dor abdominal tem característica de cólica difusa, geralmente precedendo à diarreia, que se constitui no sintoma mais frequente, presente em cerca de 90% dos casos. De 1 a 3 dias após, as fezes se tornam mucossanguinolentas, a febre diminui e aumenta o número de evacuações, geralmente de pequeno volume e frequentes, com urgência fecal e tenesmo (colite exsudativa). Além da febre alta, outras manifestações podem estar presentes, como: anorexia, náuseas, vômitos, cefaleia, calafrios, estados totêmicos, convulsões e sinais meningíticos. Sua sinonímia é Disenteria Bacilar Clássica. Com base nas informações anteriores, qual será o agente infeccioso causador desta doença?
Alternativas
Q1794558 Veterinária
No ciclo desta doença estão envolvidos dois hospedeiros: um definitivo e um intermediário.
Hospedeiro definitivo: o homem é o principal hospedeiro definitivo e nele o parasita apresenta a forma adulta, reproduzindo-se sexuadamente, possibilitando a eliminação dos ovos do S. mansoni, no ambiente, pelas fezes, ocasionando a contaminação das coleções hídricas. Os primatas, marsupiais (gambá), ruminantes, roedores e lagomorfos (lebres e coelhos) são considerados hospedeiros permissivos ou reservatórios; porém, não está clara a participação desses animais na transmissão. Hospedeiro intermediário: no Brasil, são os caramujos do gênero Biomphalaria: B. glabrata, B. tenagophila, B. straminea.
Considerando tais informações, é correto afirmar que se trata da:
Alternativas
Q1794559 Veterinária
“Protozoário coccídio intracelular, pertencente à família Sarcocystidae, na classe Sporozoa. Tem como hospedeiros definitivos os gatos e outros felídeos. Os hospedeiros intermediários são os homens, outros mamíferos não felinos e as aves.” A afirmação corresponde à seguinte doença:
Alternativas
Q1794560 Veterinária
Sobre zoonoses, analise as afirmativas a seguir.
I. As zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde são: peste, leptospirose, febre maculosa brasileira, hantavirose, doença de Chagas, febre amarela, febre D e Chikungunya, e febre do Nilo Ocidental. Outras doenças de transmissão vetorial que acometem somente a espécie humana, como dengue e malária, também podem ser parte integrante das atribuições da área de vigilância de zoonoses. II. As zoonoses emergentes ou reemergentes são, respectivamente, doenças novas (exóticas) e aquelas que reaparecem após período de declínio significativo ou com risco de aumento no futuro próximo, promovendo significativo impacto sobre o ser humano, devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas e morte. Tais doenças podem ser incidentes ou prevalentes em outros países, e de alguma forma envolvem uma ou mais espécies de animais no seu ciclo de transmissão, sendo introduzidas no Brasil por meio da entrada de pessoas, animais ou de fômites infectados. III. As zoonoses de relevância regional ou local, ou seja, que apresentam incidência e prevalência numa determinada área do território brasileiro, mas de magnitude, transcendência, severidade, gravidade, vulnerabilidade e potencial de disseminação também somente em nível regional ou local são: toxoplasmose, esporotricose, ancilostomíase, toxocaríase (Larva migrans cutânea e visceral), histoplasmose, criptococose, complexo equinococose – hidatidose, dentre outras. IV. Para qualquer grupo de zoonoses, as ações, as atividades e as estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses executadas pela área de vigilância de zoonoses se pautam em atuar e intervir, direta ou indiretamente,sobre as populações de animais-alvo, de modo a refletir em benefício direto (quanto à redução ou eliminação, quando possível, do risco iminente de transmissão de zoonose) à saúde da população humana.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1794561 Veterinária
“A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Apresenta letalidade de 100% e alto custo na assistência às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. O seu período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com média de ____ dias no homem, e de ____ dias a ____ meses no cão. Em crianças existe tendência para um período de incubação menor que o do indivíduo adulto. Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre entre ____ a ____ dias antes do aparecimento dos sinais clínicos, persistindo durante toda a evolução da doença. A morte do animal ocorre, em média, entre ____ a ____ dias após a apresentação dos sintomas”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: A
5: C