Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2019 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 10 questões

Q1677242 Terapia Ocupacional
No Brasil, doença de Parkinson configura-se como uma das principais causas neurológicas de incapacidade física em pessoas acima de 60 anos. Almeida & Cruz (2009) disserta que a Terapia Ocupacional com idosos com doença de Parkinson abarca o tratamento de pessoas que apresentam déficit em tarefas básicas do autocuidado como alimentação, higiene, deambulação e atividades instrumentais. No que concerne à intervenção da Terapia Ocupacional em idosos com a doença de Parkinson, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1677243 Terapia Ocupacional
Segundo Benvegnu et al (2008), a situação de doença e hospitalização caracteriza fatores que podem vir a restringir a capacidade funcional de sujeitos internados e, consequentemente, o seu desempenho ocupacional. A MIF é um instrumento de avaliação da independência de sujeitos com incapacidades de origens variadas desenvolvido na década de 1980 nos Estados Unidos e validado no Brasil, em 2000. “No que concerne aos objetivos do Terapeuta Ocupacional, é correto afirmar que a MIF tem como objetivo principal avaliar de maneira ____________ a carga de cuidados demandados por uma pessoa para as atividades ____________ e cognitivas. ” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1677244 Terapia Ocupacional
Visando ampliar a abrangência e o escopo de ação na Atenção Básica, fortalecer o processo de territorialização e regionalização e, ainda, ampliar as ações da Estratégia Saúde da Família, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o governo criou, no ano de 2008, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Refletindo sobre a atuação do terapeuta ocupacional voltada para uma reabilitação baseada na comunidade, pode-se entender que o profissional da área de Terapia Ocupacional é um elemento relevante em programas que atuam diretamente na comunidade, pois por sua formação interdisciplinar poderá estimular o desenvolvimento de ações que estejam focadas na esfera individual e na coletiva, contribuindo para o reconhecimento das necessidades da comunidade e dos indivíduos que nela residem. Diante do exposto e considerando a importância do Terapeuta Ocupacional na Reabilitação baseada na comunidade, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1677245 Terapia Ocupacional
“A dor é considerada uma experiência individual desagradável, multidimensional, subjetiva, de alta complexidade e a resposta a ela varia de sujeito para sujeito – de acordo com a personalidade, o estado psicológico, as condições orgânicas, as experiências anteriores e o contexto sociocultural. Também envolve aspectos físicos, sensoperceptivos, psicológicos, emocionais, de aprendizado, éticos, ocupacionais, comportamentais, religiosos e morais. Para os pacientes com doenças reumáticas ou lesões ortopédicas, a dor é um dos pontos centrais nas discussões, sendo o fator negativo mais referido pelos sujeitos.” (FUCHSA & CASSAPIAN, 2012.)
Sobre a sequência do processo de intervenção da Terapia Ocupacional na dor crônica, é correto afirmar que, na Terapia Ocupacional, o processo engloba:
Alternativas
Q1677246 Terapia Ocupacional
De acordo com De Carlo (2006), o uso das ocupações para a melhoria do estado geral de bem-estar humano é relatado desde a antiguidade clássica, quando não havia ainda a noção de processos de saúde-doença, como a compreendemos hoje. O surgimento da Terapia Ocupacional como profissão, oficialmente reconhecido como tendo ocorrido na segunda década do século XX, está profundamente ligado ao trabalho hospitalar, seja por suas raízes no uso das ocupações nos manicômios psiquiátricos, seja por seu “nascimento”, entre as guerras mundiais, relacionado ao trabalho nos hospitais civis e militares junto a incapacitados físicos e doentes crônicos, como tuberculosos e sequelados por acidentes de trabalho. A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social; considera-se que a atuação do terapeuta ocupacional é fundamental em programas de assistência à saúde integral do indivíduo, sendo por analisar e promover a vida ocupacional do paciente em seus diferentes aspectos. Sobre a intervenção da Terapia Ocupacional no contexto hospitalar, assinale e alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: B
5: B