Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2019 para Técnico de Laboratório

Foram encontradas 15 questões

Q1148022 Técnicas em Laboratório
O exame parasitológico de fezes é utilizado na elucidação diagnóstica de casos nos quais pacientes apresentam disfunções orgânicas ligadas, principalmente, ao trato digestório. Para a identificação e diagnóstico de parasitas em amostras fecais, faz-se necessária a aplicação de métodos laboratoriais específicos, que podem ter como metodologia a sedimentação espontânea, a centrífo-flutuação e o termohidrotropismo. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta o método que deve ser desenvolvido para a identificação de parasitas com base no termohidrotropismo.
Alternativas
Q1148023 Técnicas em Laboratório
Para a identificação de bactérias, deve-se realizar de maneira concomitante o exame morfológico-tintorial e a cultura e identificação dessas bactérias. Sobre o exame morfológico, em que as bactérias são classificadas em Grampositivas ou Gram-negativas, assinale a alternativa que apresenta os reagentes responsáveis pela formação do complexo iodo-pararosanilina no interior das bactérias.
Alternativas
Q1148024 Técnicas em Laboratório
Infecções do trato genitourinário são responsáveis por grande parte das internações nos serviços de saúde de todo o Brasil. Dentre os exame solicitados para a investigação da presença ou ausência de infecção nos pacientes, o principal é o Exame Parcial de Urina ou Urina I, composto por três etapas: exame físico, exame químico e exame microscópico, sendo que cada uma delas é caracterizada por um procedimento. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta o método que é utilizado para identificação de agentes bacterianos nas amostras de urina.
Alternativas
Q1148026 Técnicas em Laboratório
Dentre os exames de sangue mais solicitados aos laboratórios de análises clínicas, está o hemograma, que apresenta características de análise da série branca e série vermelha do sangue. No entanto esse exame não precisa efetivamente ser repetido várias vezes ao dia, visto suas alterações serem tênues ao longo de 24 horas, salvo em casos nos quais há pacientes graves com grande perda de volume e que devem ser monitorados de tempo em tempo para melhor análise do quadro clínico. Para esses casos, duas dosagens podem ser solicitadas para refletir a perda sanguínea, não sendo necessária a inteira realização do hemograma. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta as duas dosagens que podem substituir o hemograma na análise e monitorização de perda de volume sanguíneo.
Alternativas
Q1148027 Técnicas em Laboratório
Paciente feminina, 19 anos, sexualmente ativa, deu entrada em pronto-socorro, queixando-se de prurido intenso em região genital e dor durante a relação sexual, vermelhidão da região genital e pequenas úlceras indolores. Além disso, durante exame físico, o médico observou áreas de vermelhidão nas mãos, gânglios linfáticos aumentados e dores musculares intensas. Sua suspeita inicial foi de sífilis e ele solicitou a realização de teste não treponêmico para o diagnóstico. Ao realizar a metodologia, o técnico de laboratório observou que a bula do teste indicava a realização da reação de floculação em amostra pura e, concomitantemente, em amostra diluída em 1:8 ou 1:16. De acordo com os conhecimentos técnicos, assinale a alternativa que apresenta a justificativa para a realização do teste em amostra pura e amostra diluída conjuntamente.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: C
5: B