Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bento do Sul - SC 2019 para Farmacêutico Bioquímico

Foram encontradas 5 questões

Q1152172 Farmácia
Paciente feminina, 3 anos de idade, está internada com quadro de faringite acompanhada de febre escarlate, exantema punctiforme cobrindo um eritema difuso partindo do pescoço até o tórax. Foram feitas provas bioquímicas a fim de identificar a bactéria correspondente ao quadro e trata-se de um coco Gram positivo. Os testes de catalase e oxidase foram negativos e, no teste do antibiograma, o microrganismo foi sensível à bacitracina. No laudo microbiológico, qual possível microrganismo o farmacêutico irá registrar?
Alternativas
Q1152173 Farmácia
Paciente masculino realizou uma viagem ao Pará em uma expedição florestal. Alguns meses após a viagem, começou a apresentar lesões ulcerosas multifocais e relata que, durante a viagem, foi atacado por uma nuvem de mosquitos quando derrubava árvores em seu ofício. Relata também que outros funcionários da empresa apresentaram o mesmo quadro. No exame de escarificação, foram encontradas formas amastigotas de parasitas, de forma ovoide, com citoplasma azul pálido, núcleo excêntrico violeta e cinetoplasto em forma de bastonete. Com base na história geográfica e nos achados clínicos e laboratoriais, qual poderia ser o microrganismo envolvido na patologia?
Alternativas
Q1152174 Farmácia
Paciente, feminina, após uma cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea, apresentou grande perda sanguínea, devido à hemostasia cirúrgica inadequada e à disfunção plaquetária. Sendo assim, necessitava de uma transfusão. O tipo sanguíneo da paciente era A positivo, sendo então necessário o mesmo tipo de sangue para a transfusão ou os tipos A negativo e O positivo ou negativo. Um funcionário de serviços gerais mencionou que era doador de sangue, porém não lembrava seu tipo sanguíneo. Ao coletar uma amostra do funcionário, o farmacêutico verificou aglutinação desse sangue na placa teste com os dois anticorpos, anti-A e anti-B. Sendo assim, pode-se considerar o sangue
Alternativas
Q1152176 Farmácia
O metabolismo pobre de carboidratos culmina em mecanismos bioquímicos alternativos para produção de NADH e FADH. Geralmente, o organismo compensa essa necessidade metabolizando ácidos graxos, no entanto dejetos desse metabolismo são tóxicos ao organismo e podem levar a óbito. Em diabetes do tipo I, como não há metabolização de glicose, quais substâncias podem ser encontradas na urina devido à metabolização de ácidos graxos?
Alternativas
Q1152177 Farmácia
Em um dos tipos de exames parasitológicos, envolve-se as fezes com uma gaze dobrada em quatro. Em um cálice, essa “trouxa” é colocada imersa em água aquecida a 45ºC em contato suficiente para encobrir as fezes. Após uma hora de repouso, colhe-se o sedimento no fundo do cálice com auxílio de uma pipeta. Então, usa-se lugol para evidenciar possíveis agentes etiológicos causadores de doenças. Assinale a alternativa que apresenta esse método e qual é a forma de parasita é detectada por ele.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: B
5: C