Questões de Concurso Público SES-PE 2018 para Analista em Saúde - Enfermeiro Obstetra

Foram encontradas 6 questões

Q1145773 Enfermagem
A organização da assistência perinatal implica em sistemas regionais integrados, tendo como meta o atendimento a toda gestante e a todo recém-nascido. Deve-se entender essa organização iniciando pelo conhecimento adequado dos conceitos pertinentes à neonatologia definidos pelo Ministério da Saúde. Em relação ao assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1145774 Enfermagem
Bebê nascido de parto normal, com Idade Gestacional de 32 semanas, mãe com infecção urinária e DHEG. Nasceu com boa atividade motora, choro fraco, respiração espontânea regular, batimentos cardíacos 185 Bpm, cianose generalizada, peso ao nascer: 1590 g. Assinale a alternativa que apresenta os principais fatores de risco gestacionais e neonatais para esse RN.
Alternativas
Q1145780 Enfermagem
A avaliação do peso e da idade gestacional (IG) é de suma importância para que se possa planejar uma assistência adequada e que traga uma recuperação rápida e sem sequelas. Para a determinação confiável da IG, é possível usar métodos como
Alternativas
Q1145785 Enfermagem
Diabetes gestacional é o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência entre 3% e 13% das gestações. A prevalência estimada de DMG no Brasil é de 7,6% entre as gestantes com mais de 20 anos. Sobre essa importante patologia, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1145786 Enfermagem

A DHEG é a doença mais importante em Obstetrícia, incidindo em cerca de 10% das primíparas. É a maior causa de mortalidade materna e perinatal. O alto risco de morte materna exige a rápida tomada de decisões e medidas adequadas para o controle e estabilização do quadro convulsivo. Sobre o assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) A DHEG é observada com maior frequência na raça negra, em obesas e tabagistas. Tem como sinais de alerta o edema de face e das mãos, aumento de peso maior ou igual a 500 gramas por semana; elevação da pressão sanguínea sistólica de 30 mmHg, ou na diastólica de 15 mmhg; proteinúria; limitação no movimento dos dedos das mãos; formigamento nos braços.

( ) Pode manifestar-se de forma isolada, sem antecedentes de hipertensão crônica ou sobreposta a uma doença hipertensiva subjacente. O diagnóstico é feito a partir da 16ª semana, mas principalmente por volta da 32ª semana de gestação na presença da tríade clássica.

( ) A pré-eclâmpsia é um distúrbio progressivo encontrado apenas na gestação, caracterizado por hipertensão, proteinúria, edema generalizado e convulsões.

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: A
5: B