Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Médico - Psiquiatria

Foram encontradas 11 questões

Q532620 Psiquiatria
Uma paciente de 28 anos relata ao seu médico que, há cerca de 1 ano, apresenta uma necessidade “incontrolável” de movimentar as pernas quando está sentada. Diz ter que movimentá-las, pois sente uma “grande agonia” nas pernas quando está parada, e quando as movimenta, essa agonia é aliviada momentaneamente. A paciente afirma que essas situações têm ocorrido quase diariamente no fim da tarde – e têm causado prejuízo no seu funcionamento social e profissional. Qual é o provável diagnóstico para o caso dessa paciente?
Alternativas
Q532622 Psiquiatria
Um médico gastroenterologista de um hospital geral pediu ajuda ao seu colega psiquiatra, para avaliação de uma paciente que apresentava sintomas depressivos, devido a uma longa internação que estava desgastando-a de forma importante. Após o psiquiatra acompanhar o gastroenterologista em uma visita a essa paciente, foi confirmada a hipótese diagnóstica de Transtorno Depressivo Maior. O psiquiatra sugeriu o uso de um fármaco Inibidor Seletivo da Recaptação de Serotonina. Assinale a alternativa que contém apenas medicamentos da classe medicamentosa sugerida pelo psiquiatra (Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina).
Alternativas
Q532623 Psiquiatria
Maria, 55 anos, vai à primeira consulta psiquiátrica acompanhada do seu filho, após aceitar a necessidade de ajuda. Maria afirma que tem uma dificuldade persistente de se desfazer de pertences, por mais insignificantes que os mesmos possam parecer. Ela reconhece que essa dificuldade se deve a uma necessidade de guardar os itens e um grande sofrimento associado a descartá-los. Por esse hábito, Maria diz que 2 dos 4 quartos do seu apartamento estão completamente obstruídos por objetos dispensáveis. Ela também relata que não recebe visitas por ter vergonha do estado de sua casa e fala que os filhos têm a visitado cada vez menos, por se sentirem desconfortáveis no local. Sabendo que Maria não tem qualquer acometimento clínico, podemos considerar que se trata de um diagnóstico de
Alternativas
Q532626 Psiquiatria
Letícia, 28 anos, afirma relata que há cerca de 3 anos, vem apresentando “medo de elevador”. Afirma ficar extremamente ansiosa quando tem que enfrentar alguma situação na qual é necessário utilizar o elevador e só consegue utilizá-lo, atualmente, na presença de alguém conhecido e nessas situações Letícia fica de olho fechado em todo o trajeto e de mãos dadas com que a acompanha. Quando está sozinha, ela sempre sobe pelas escadas e isso lhe causa um transtorno diário, já que trabalha no 15º andar de um prédio. Letícia afirma que esse medo é pontual e não sente medo referente a outros objetos ou situações. Também não passou por qualquer evento traumático relacionado a elevadores. Ela relata que, mesmo vendo as revisões periódicas do elevador do prédio onde trabalha, não consegue se tranquilizar e utilizar o elevador de forma “natural”. Diante do exposto, qual é o provável diagnóstico de Letícia?
Alternativas
Q532627 Psiquiatria
Sobre o transtorno de pânico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: B