Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 6 questões

Q530684 Fonoaudiologia
Durante a fonação, a energia aerodinâmica gerada pelo fluxo expiratório é convertida em energia acústica pela vibração das pregas vocais. Para que a vibração ocorra, é necessário que forças antagônicas atuem sobre as pregas vocais produzindo a sua abertura e fechamento de modo sucessivo.
Assinale a alternativa que apresenta essas forças antagônicas.
Alternativas
Q530685 Fonoaudiologia
Os mecanismos que possibilitam a mudança da frequência da voz dependem diretamente:
Alternativas
Q530686 Fonoaudiologia
Relacione os cinco músculos intrínsecos da laringe com as suas respectivas funções e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. M. cricotireóideos. 2. M. cricoaritenóideos posteriores. 3. M. cricoaritenóideos laterais. 4. M. aritenóideos. 5. M. tireoaritenóideos.
( ) Principais tensores das pregas vocais, responsáveis pelos tons graves. ( ) Abrem as pregas vocais, permitindo a respiração.
( ) Fecham a porção cartilaginosa das pregas vocais. ( ) Fecham a porção membranosa das pregas vocais. ( ) Alongam as pregas vocais, produzindo os tons agudos.
Alternativas
Q530692 Fonoaudiologia
Paciente, 25 anos, procura atendimento médico com quadro de disfonia que se iniciou há cerca de 6 horas após ir em jogo de futebol e torcer fervorosamente pelo seu time de coração. Com relação ao quadro clínico apresentado e à formação da voz e disfonia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I A disfonia deve ter sido causada pela formação de nódulos vocais.
II. O abuso vocal deve ter lesado o espaço de Reinke.
III. As lesões benignas da laringe são mais frequentes em homens.

IV. Os nódulos vocais surgem de forma abrupta, sendo mais frequentes em homens.
Alternativas
Q530697 Fonoaudiologia
Utilize o caso clínico a seguir para responder a questão.
Paciente, de 10 anos, sexo masculino, tinha o hábito diário de gritar na escola durante o recreio, enquanto jogava futebol. Com o passar do tempo, começou a apresentar irritação na garganta e alterações na voz. O exame laringoscópico indireto revelou a presença de nódulos bilaterais e o paciente foi submetido a um programa de reabilitação e orientação vocal. Após um período de 20 semanas, obteve-se significativa melhora na qualidade vocal e regressão dos nódulos vocais apresentados.
Na avaliação fonoaudiológica realizada no caso descrito, foi diagnosticada uma disfonia classificada como:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: D