Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC 2020 para Agente de Endemias

Foram encontradas 5 questões

Q1700980 Saúde Pública
O Agente de Combate às Endemias (ACE) é o profissional que trabalha vinculado a uma equipe de vigilância em saúde, mas que deve atuar de forma conjunta com a equipe de Atenção Básica sempre que possível. (BRASIL, 2017). São atribuições do ACE:
I. Executar ações de controle de doenças/agravos interagindo com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e equipe de Atenção Básica. II. Controlar budget (orçamento) e estabelecer estratégias de preço e distribuição. III. Executar ações de controle de doenças utilizando as medidas de controle químico, biológico, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores. IV. Realizar cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de intervenção. V. Treinar a equipe sobre normas de segurança, combate à incêndios e demais medidas de prevenção de acidentes.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1700983 Saúde Pública
A dengue nas Américas atingiu o maior número de casos já registrados na História, com mais de 2,7 milhões de casos, incluindo 22.127 graves e 1.206 mortes notificadas até o final de outubro de 2019, conforme uma nova atualização epidemiológica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). (BRASIL, 2019). Sobre esta doença, analise as afirmativas abaixo e registre V, se for verdadeira, e F, se for falsa:
— A infecção pelo vírus dengue pode ser assintomática ou sintomática. — Os insetos vetores de dengue, Chikungunya e Zika no Brasil são mosquitos da família Culicidae, pertencentes ao gênero Aedes, do subgênero Stegomyia. — O Aedes albopictus é o vetor da dengue na Ásia. Embora esteja presente nas Américas, até o momento, não foi associado à transmissão de dengue, Chikungunya e Zika nessa região. — Os três arbovírus (dengue, Zika e Chikungunya) podem ser transmitidos ao homem por via vetorial, vertical e transfusional. — Para o vírus dengue (DENV), Chikungunya (CHIKV) e Zika (ZIKV), existem registros de transmissão vertical em humanos (gestante– feto).
A sequência correta de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1700984 Saúde Pública
A leptospirose apresenta elevada incidência em determinadas áreas, alto custo hospitalar e perdas de dias de trabalho, além do risco de letalidade, que pode chegar a 40 % nos casos mais graves. (BRASIL, 2019). Sobre a leptospirose, afirma-se:
I. É uma doença infecciosa febril de início abrupto, cujo espectro clínico pode variar desde um processo inaparente até formas graves. II. O período de incubação varia de 1 a 30 dias (média entre 5 e 14 dias). III. Os animais infectados podem eliminar a leptospira através da urina durante meses, anos ou por toda a vida, segundo a espécie animal e o sorovar envolvido. IV. O principal modo de transmissão da leptospira ao homem é pela transmissão pessoa a pessoa pelo contato com bubões supurados. V. O vírus leptospira pertence à família Rhabdoviridae e gênero Lyssavirus.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1700988 Saúde Pública
Uma das funções do Agente de Combate às Endemias é o de informar à população sobre sinais e sintomas de doenças. A Leishmaniose Visceral é uma doença crônica e sistêmica, que, quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90 % dos casos. (BRASIL, 2019). Suas manifestações clínicas são:
Alternativas
Q1700991 Saúde Pública
O controle de vetores em Saúde Pública engloba uma série de metodologias para limitar ou eliminar insetos ou outros artrópodes que transmitem patógenos causadores de doenças. (BRASIL, 2014). Sobre o controle vetorial:
I. Pode ser dividido principalmente em controle biológico, mecânico, ambiental, químico, residual, espacial e focal. II. O controle biológico consiste na repressão de pragas utilizando inimigos naturais específicos, como predadores, parasitas ou patógenos. III. O controle focal consiste em colocar gotículas pulverizadas do inseticida na massa de ar em um local pré-estabelecido. IV. O controle químico se dá pelo uso de inseticidas para controlar as diferentes fases dos insetos. Para o controle de insetos vetores de doenças são utilizados produtos formulados de acordo com a fase e os hábitos do vetor. V. No controle mecânico ou ambiental, utilizam-se métodos que eliminam ou reduzem as áreas onde os vetores se desenvolvem como a remoção da água estagnada, a destruição de pneus velhos e latas que servem como criadouros de mosquito. Ou podem ser utilizados métodos que limitam o contato homem-vetor como mosquiteiros, telas nas janelas das casas ou roupas de proteção.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: A