Questões de Concurso Público Prefeitura de Domingos Martins - ES 2024 para Biólogo

Foram encontradas 4 questões

Q2366941 Biologia
Os imunoensaios são metodologias usadas para a detecção ou quantificação de antígenos ou anticorpos, que podem utilizar reagentes marcados ou não marcados. Esse tipo de técnica disponibiliza métodos simples, rápidos e sensíveis aplicáveis às análises na rotina laboratorial. Os métodos imunoquímicos normalmente não requerem equipamentos caros e preservam as características do material biológico. Considerando os princípios dos imunoensaios mais utilizados em diagnóstico laboratorial analise as afirmativas abaixo:

I. Imunoeletroforese - metodologia que combina a eletroforese em gel, seguida da imunodifusão e precipitação das proteínas. Este procedimento utiliza a separação eletroforética das proteínas, seguida da imunodifusão de cada componente contra um antissoro específico. Essa técnica permite caracterizar uma substância a partir de suas propriedades eletroforéticas, coeficientes de difusão e propriedades imunológicas.
II. Nefelometria - ensaios nefelométricos se fundamentam no princípio de que um imunocomplexo em solução dispersa a luz em vários ângulos em relação à luz incidente. A utilização mais comum dessa técnica refere-se à determinação de proteínas específicas, como: alfa-1-antitripsina, alfa-1-glicoproteínaácida, alfa-2-antiplasmina, IgG, IgA, IgM, C3, C4, apolipoproteínas, beta-2-microglobulina, antiestreptolisina O, proteína C reativa ultrassensível e fator reumatoide.
III. Reação de Aglutinação Direta - procedimento que utiliza partículas antigênicas solúveis em sua forma íntegra ou fragmentada, como: hemácias, bactérias, fungos e protozoários que podem ser aglutinados diretamente por anticorpos. Nessa metodologia são feitas diluições seriadas de um anticorpo frente a uma quantidade constante do antígeno. As reações de aglutinação direta são utilizadas na tipagem de grupos sanguíneos por antígenos específicos); reação de Paul Bunnel-Davidson por antígenos heterófilos; teste de Widal para salmoneloses; teste de aglutinação para toxoplasmose e tripanossomíase.

Assinale
Alternativas
Q2366943 Biologia
O diagnóstico molecular é a aplicação de técnicas de biologia molecular para estudar doenças humanas, como: doenças infecciosas, doenças de condições hereditárias e câncer. O aprimoramento das metodologias de diagnóstico molecular se concentra na análise genômica e proteômica a fim de identificar biomarcadores de doenças, criar melhores ensaios de diagnóstico e desenvolver novos tratamentos e possíveis curas.
Dentre os mais variados testes de diagnóstico molecular, a análise de uma forma de DNA repetitivo que tem sido associada a algumas doenças raras, inclusive de ordem neurodegenerativa, e está sendo muito utilizada na prática forense porque permite a utilização de amostras muito pequenas de DNA, inclusive quando ele se encontra degradado, como pode ocorrer em amostras colhidas em cenas de crime, é chamada de
Alternativas
Q2366949 Biologia

O processo de limpeza e esterilização está pautado não somente na remoção de sujeira, mas também na total eliminação de todos os microrganismos presentes em instrumentos, roupas, equipamentos, produtos e utensílios laboratoriais. Assim, a esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. No entanto, os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos e físicos e a escolha do melhor método, deve-se levar em consideração, além da compatibilidade do material, a efetividade, a toxicidade, a facilidade de uso e os custos, entre outros. Nesse contexto, o método de esterilização que utiliza a energia é gerada por fontes de Cobalto 60 e que tem alto poder de penetração, permitindo que os produtos sejam esterilizados já na embalagem final, sem necessidade de manipulação é denominado 
Alternativas
Q2366957 Biologia
Os estômatos são estruturas observadas na epiderme das plantas que garantem a realização de trocas gasosas entre o vegetal e a atmosfera. A figura a seguir mostra as principais partes de um estômato.



Imagem associada para resolução da questão



Os estômatos controlam, principalmente, a entrada de gás carbônico e a saída de água na planta pelo processo de transpiração, exercendo, portanto, papel primordial na taxa de fotossíntese e no estado hídrico do vegetal. Considerando a estrutura dos estômatos e o papel que eles desempenham na fisiologia das plantas, analise as afirmativas abaixo:

I. Os estômatos são encontrados em toda a extensão do corpo do vegetal. Estão presentes tanto nas partes verdes aéreas da planta, particularmente nas folhas, onde podem se situar em uma ou em ambas as epidermes, mais frequentemente na epiderme inferior, como também podem ser observados nas raízes ou em áreas não clorofiladas da planta.
II. A abertura e o fechamento dos estômatos ocorrem devido a variações na turgescência das células- guardas. A abertura ocorre quando solutos se acumulam no interior dessas células, levando a um movimento osmótico de água para o interior das células-guardas. Quando a célula fica túrgida, a parede anticlinal afastada da fenda estomática dilata-se em direção à célula anexa, e a parede anticlinal que delimita a fenda se retrai, promovendo a abertura da fenda estomática.
III. Dentre os fatores que influenciam a abertura e o fechamento dos estômatos, podemos citar a luz, a redução dos níveis de gás carbônico e diferentes tipos de estresse ambiental, como: seca, vento e temperatura elevada, estão relacionados com o fechamento dos estômatos durante o dia.

Assinale
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D