Questões de Concurso Público CETEM 2024 para Tecnologista Pleno - Perfil 7
Foram encontradas 36 questões
Considerando os princípios que determinam o sucesso de uma análise por precipitação, assinale a afirmativa incorreta.
Dados: Cela de 10 mm de caminho óptico.
(ATKINS, P.W.; JONES, L. Princípios de química – Questionando a vida moderna e o meio ambiente, 5ª Edição, 2011.)
A respeito do produto de solubilidade, analise as afirmativas a seguir:
I. A constante do equilíbrio entre um sólido e seus íons dissolvidos é chamada de produto de solubilidade, Kps, do soluto.
II. A constante do produto de solubilidade, Kps para uma solução saturada de Ca(IO3)2 em água é Kps= [Ca+2][IO3].
III. O produto de solubilidade Kps para o sal de prata AgX é 4,0 x 10- 8. A solubilidade molar do AgX em água é 2,0 x 10-4 mol L-1.
IV. A comparação dos valores de Kps não pode ser usada para prever a ordem de precipitação de sais que apresentam a mesma proporção estequiometria entre cátion e ânion.
Está correto apenas o que se afirma em
(Disponível em: JARVIS, I.; JARVIS, K. E. Inductively coupled plasma-atomic emission spectrometry in exploration geochemistry. Journal of Geochemical Exploration, Vol. 44, Issues 1–3, p. 139-200, July 1992 - tradução livre.)
Considerando a função do gás nebulizante na ICP-OES, assinale a alternativa correta.
Tomando como base a interação do corante com a luz na faixa do UV/Vis, assinale a alternativa correta.
(ANDRADE, J. C. Química analítica básica: análise gravimétrica convencional. Revista Chemkeys, Campinas, SP, v. 4, n. 00, p. e022004, 2022.)
A porcentagem em massa de chumbo no minério original, na amostra, é
I. Os erros sistemáticos têm um valor definido, têm uma causa determinável e são de mesmo sinal e magnitude para cada repetição da medida realizada do mesmo modo.
II. Os erros metodológicos são frequentemente introduzidos pelo comportamento não ideal, físico e químico dos reagentes e das reações nas quais a análise está baseada. São mais fáceis de detectar e corrigir que os erros pessoais e instrumentais.
III. Os erros pessoais são aqueles introduzidos em uma medida pelas apreciações do experimentador e pelas decisões que ele deve tomar.
IV. Os erros instrumentais são facilmente detectáveis e corrigidos por calibração com padrões adequados e levam ao que chamamos de tendência de uma técnica de medida.
É correto o que se afirma somente em
Assinale a alternativa que apresente corretamente o indicador mais apropriado para a titulação.
Cr2O7 2– (aq) + 6 Fe2+(aq) + 14 H+ (aq) → 2 Cr3+(aq) + 6 Fe3+(aq) + 7 H2O(l)
Os volumes na bureta e no frasco são iguais.
Assinale a alternativa que indique corretamente a concentração de FeCl2 na solução e a porcentagem de Cr2O7 2–que deve ser adicionada para reagir com todos os íons Fe2+, respectivamente.
Assinale a alternativa que apresente corretamente o valor obtido de dureza da amostra de água por meio do teor de cálcio em mg/mL.
Nessa situação, a solução que terá o pH mais alto e será a mais básica é(são)
CH3COOH(aq) ⇌ CH3COO- (aq) + H+(aq)
Qual dos seguintes fatores afetará diretamente a posição do equilíbrio?
Em relação ao volume correto que o técnico necessita mensurar de ácido sulfúrico para atender à demanda solicitada e o padrão mais adequado para realizar a padronização da solução preparada, assinale a alternativa correta.
A esse respeito assinale a alternativa correta que corresponde a essa técnica.
Dados: MM (NaOH): 40,00 g mol-1; MM (Na2CO3): 106,00 g mol-1
A porcentagem (% p/p) de NaOH e de Na2CO3 na amostra são, respectivamente,
Dados: MM (HCl): 36,45 g mol-1; MM (AgNO3): 169,89 g mol-1; MM (KSCN): 97,18 g mol-1
A concentração de HCl da amostra expressa em g/L é