Questões de Concurso Público CETEM 2024 para Assistente de Pesquisa - Perfil 5
Foram encontradas 40 questões
São exemplos de agrominerais o listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
(AGROMINERAIS: RECURSOS E RESERVAS)
No texto acima a sigla DNPM significa
A adubação tem duas funções diferentes:
1. fornecer ao solo os nutrientes de que ele é deficiente;
2. adequar às condições físicas de ventilação, drenagem e proliferação de microrganismos.
Quanto as assertivas 1 e 2 acima, assinale a opção correta.
I. Sua fabricação implica a importação de enxofre ou ácido sulfúrico com evidente ônus para a balança comercial. O Brasil importa 90% do enxofre que usa, sendo 70% a parcela utilizada na fabricação de ácido sulfúrico para atender às indústrias de fertilizantes.
II. A fabricação de ácido fosfórico, principal insumo da fabricação de fertilizantes solúveis, tem elevado impacto ambiental devido à geração de 4,5 t de fosfogesso para cada tonelada de ácido fosfórico produzido. Esse fosfogesso tem utilização apenas parcial, como corretivo de solos, e é acumulado junto às usinas, inutilizando enormes áreas de terreno que poderiam ter utilização mais proveitosa.
III. A elevada solubilidade do fertilizante fosfatado faria com que a maior parte dele fosse solubilizada logo pela primeira chuva. Apenas pequena parte dele seria aproveitada pelos cultivares, a maior parte sendo arrastada pelas águas de superfície ou aprofundando-se no solo.
Analise as afirmativas acima e assinale
I. calagem; II. calagem associada à fertilização; III. fertilização (remineralização) em conjunção ou não, com produtos orgânicos naturais; IV. condicionamento de solos, que tem por função promover a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
Analise os itens acima e assinale
Assinale a opção que contém a rocha referida no texto acima.
Assinale a opção que indique corretamente o processo referido acima.
Assinale a opção que apresente corretamente o material referido acima.
Assinale a opção que aponte corretamente o produto referido acima.
Assinale a alternativa que apresente mineral que não se enquadra na afirmativa acima.
Em processos industriais são obtidos
(ABNT NBR 17100-1:2023)
O texto acima refere-se