Questões de Concurso Público Prefeitura de Carangola - MG 2019 para Agente Comunitário de Saúde - ACS

Foram encontradas 5 questões

Q4368234 Enfermagem
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma das doenças de maior prevalência no mundo moderno, sendo caracterizada pelo aumento e a permanência da pressão arterial em valores acima dos considerados fisiológicos. Sua origem normalmente é multifatorial e pode permanecer por vários anos de forma assintomática. O descontrole terapêutico irá levar a lesões de órgãos do corpo com manifestação de sintomas.

São complicações que podem ocorrer por consequência direta do descontrole da pressão arterial em longo prazo:
Alternativas
Q4368236 Enfermagem
O agente comunitário atua junto com a equipe de saúde no processo de imunização. Para tanto, deve conhecer o calendário básico vacinal e as respectivas vacinas utilizadas na rede pública como a “pentavalente”, que é uma vacina combinada com cinco vacinas individuais conjugadas em uma, destinadas a proteger ativamente as pessoas contra múltiplas doenças.

Assinale a opção que contenha todas as doenças preveníveis por meio da aplicação da vacina pentavalente oferecida pela rede pública por meio do Programa Nacional de Imunização.
Alternativas
Q4368237 Enfermagem
A Tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. É transmitida através da tosse e emissão de perdigotos por um indivíduo bacilífero e posterior inalação do agente etiológico por um indivíduo suscetível. No Brasil, o tratamento está disponível gratuitamente na rede básica e os profissionais da estratégia saúde da família possuem um papel fundamental no controle da doença.

Assinale a opção que contemple a ação que é de responsabilidade de TODOS os profissionais que atuam na estratégia saúde da família, segundo o Programa controle da tuberculose.
Alternativas
Q4368240 Enfermagem
A Hanseníase, ainda hoje, se constitui um problema de saúde pública que exige uma vigilância resolutiva no Brasil, mesmo com a redução da estimativa do número de casos nos últimos anos.

Na estratégia saúde da família, o agente comunitário de saúde (ACS) realiza visitas domiciliares de busca ativa de novos casos de Hanseníase ou mesmo para acompanhamento do tratamento.

Ao realizar uma visita domiciliar em uma residência onde vive um paciente portador de Hanseníase em tratamento, o ACS deve:
Alternativas
Q4368243 Enfermagem
A Varicela (Catapora) é uma doença febril exantemática, de transmissão direta através das vias aéreas, que apresenta grande aumento do número de casos todos os anos entre os meses de setembro a dezembro. As ações para controle da doença no âmbito da atenção básica estão voltadas principalmente para a imunização e o controle de contatos, dada sua alta transmissibilidade.

Observando apenas o trecho descrito acima é correto afirmar que a Varicela é uma doença:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: C